Preço da soja dispara depois redução nas estimativas de safra nos EUA

Apesar de queda na produção, a demanda pela oleaginosa deve continuar crescente

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A redução nas estimativas na safra de soja nos Estados Unidos fez o preço do grão disparar nesta terça-feira (10/05). O preço futuro na Bolsa de Chicago teve altas superiores 50 cents em apenas um dia, chegando a quase 11 dólares o bushel.  O mercado físico também reagiu: segundo o indicador Cepea/Esalq, o preço da soja teve alta de 3,09%, cotado a 85,66 a saca.

A movimentação no mercado aconteceu após a divulgação do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que apontava queda na produção de soja nos Estados Unidos. Segundo o departamento, a safra de 2016/2017 vai ser de um pouco mais de 103 milhões de toneladas, volume 3,28% menor à temporada anterior. A área plantada também deve reduzir 0,60%, somando 33 milhões de hectares.

Mas foi a redução nos estoques que mais preocupou o setor. De acordo com o relatório, o volume de soja armazenado no final deste ciclo deve ser de 10,8 milhões de toneladas. Já a soja excedente na próxima temporada, portanto na safra 2016/2017, vai ser 23% menor e não deve ultrapassar 8 milhões de toneladas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto a produção reduz a demanda cresce. Ainda segundo relatório o mercado da soja vai ficar ainda mais aquecido nos próximos meses. As exportações da oleaginosa, por exemplo, devem crescer 10,5%.