Mais de R$ 2 milhões em defensivos agrícolas falsos são apreendidos em São Paulo

Disque-denúncia pretende conter o comércio ilegal de agroquímicos que já representa 20% do mercado

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Uma ação conjunta da Polícia Civil de Catanduva, no interior de São Paulo, e dos Fiscais Federais Agropecuários do Estado, encontrou na região noroeste paulista agrotóxicos sem registro e com indícios de falsificação. No total, foram apreendidas mais de 4 toneladas de produtos e estima-se que o valor ultrapasse R$ 2 milhões.

Entre os agroquímicos encontrados, estavam herbicidas, inseticidas e fungicidas. A quadrilha responsável pelo crime atuava em cinco municípios, entre eles, Marapoama e Urupês.

Toda a mercadoria estava estocada em pelo menos sete pontos, entre eles, galpões e casas, localizados principalmente na área rural.  Seis pessoas foram presas e vão responder por vários crimes, entre eles, formação de quadrilha e crime contra a saúde pública.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o fiscal federal agropecuário, Danilo Kamimura, do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa-Sindical), a entidade vem trabalhando para combater produtos irregulares em prol da segurança do consumidor e do agricultor. “Além de ser necessário um comércio justo, onde o agricultor não compre gato por lebre e nem as empresas que trabalham dentro da lei sofram de concorrência desleal”, finaliza.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), o mercado de agroquímicos está perdendo para a comercialização ilegal de produtos. Estudos do próprio sindicato apontam que, o comércio de produtos sem registro, contrabandeados ou falsificados, já representam cerca de 20% das vendas de defensivos agrícolas no Brasil.

Para conter essa ação, o sindicato vem divulgando um serviço de disque-denúncia para conter o avanço desta prática ilegal. O número é 0800-940-7030. A denúncia é anônima e as informações são repassadas às autoridades policiais e de fiscalização.