Conteúdo editorial apoiado por

Bancada ruralista negocia futuro do agronegócio com Michel Temer

Extinção da Conab, novo Plano Safra e um ministro com mais articulação estão na pauta de reivindicações

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e mais dez entidades do agronegócio, entre sindicatos e associações, participaram de uma reunião com o vice-presidente Michel Temer nesta quarta-feira (28) em um anexo do Palácio do Planalto, em Brasília. Além da demonstração de apoio da bancada ruralista ao processo de impeachment e a sucessão de Michel Temer, o setor foi reivindicar uma agenda positiva para o agronegócio e pedir um ministro da agricultura com maior articulação entre as outras pastas ministeriais.

Os parlamentares entregaram um documento com mais de sete páginas contendo propostas para o crédito agrícola, seguro rural, relações exteriores, direito de propriedade, meio ambiente, infraestrutura e logística, defesa agropecuária, relação trabalhista e política agrícola.  

O documento ainda pede o anúncio de um novo Plano Safra 2016/2017, que comece a vigorar a partir de 1 de julho e que dê maior prioridade à oferta de crédito, especialmente de custeio, e com juros controlados pela inflação.  O setor ainda reivindica que o governo estimule a entrada de capital externo para financiar a agricultura brasileira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra proposta do documento é a extinção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desejo semelhante da ministra Kátia Abreu, que vem estudando um processo de modernização da Conab, com a venda de armazéns e dos estoques públicos, tonando a estatal uma empresa de inteligência, como estava previsto no projeto original no início da década de 90.

A FPA também deixou claro que não vai aceitar “amadores” à frente do ministério da agricultura, em referência a possível negociação da pasta com o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em nota divulgada nesta quarta-feira, a bancada ruralista diz que “no comando desta Pasta é imprescindível a presença de um líder diferenciado, que tenha conhecimento profundo do setor, com estreito relacionamento com as entidades representativas e com as lideranças políticas. Essa é a condição indispensável para que tenha o necessário apoio a fim de implantar todas as mudanças que o setor mais exitoso da economia necessita”.