Ministra Kátia Abreu anuncia Plano Safra para o dia 4 de maio

Antecipação surpreende o agronegócio e deputados desconfiam de manobra política

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, confirmou na última terça-feira (26/04) que vai anunciar o Plano Safra 2016/2017 no dia 4 de maio, no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A ministra não deu detalhes sobre o plano e nem informações sobre as taxas de juros que serão praticadas nesta temporada.

A antecipação do anuncio do Plano Safra, geralmente lançando no mês de junho, surpreendeu o setor. Isso porque, normalmente as entidades são consultadas sobre as medidas e necessidades do agronegócio, mas, desta vez, a maioria das lideranças do setor alega não ter conhecimento sobre o conteúdo do plano.

A classe política também viu com desconfiança a antecipação. Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária, a medida representa uma manobra política do governo para anunciar notícias positivas às vésperas da votação do impeachment.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em coletiva à imprensa, a ministra Kátia Abreu limitou-se em dizer que o Plano Safra  não vai decepcionar os produtores rurais. Também destacou que, durante a gestão da Presidente Dilma Roussef, o Plano Safra teve saltos significativos: o volume de recursos, por exemplo, cresceu de R$ 107,24 bilhões em 2011 para R$ 187,7 milhões em 2015, alta de 75%.