Em tempos de crise política e econômica produtor deve adotar cautela, diz pesquisador da FGV

“O produtor não é um especulador. Se ele ficar esperando melhores condições do mercado assume um risco cambial para a sua atividade", afirmou Felippe Serigatti pesquisador do centro de agronegócios da FGV

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil enfrenta uma das maiores crises políticas de sua história. O cenário conturbado traz reflexos para a economia com a instabilidade do dólar, e também com as reviravoltas da bolsa de valores. Diante disso, o produtor pode ficar na dúvida e se perguntar se segura ou não as exportações, ou espera um novo fato político para que o dólar recue e compre seus insumos, por exemplo.

“O produtor não é um especulador. Se ele ficar esperando melhores condições do mercado assume um risco cambial para a sua atividade. Diante desse cenário de incertezas, o ideal é adotar uma postura cautelosa”, diz Felippe Serigatti pesquisador do centro de agronegócios da FGV.

Outro ponto que preocupa Serigatti é o Plano Safra 2016/17. Até o momento, o governo não se posicionou sobre os valores destinados para a atual temporada. “Não acredito que o crédito disponibilizado ficará tão acima do que foi no ano passado (R$ 187 bi). Temos também a questão dos juros. Este ano, as taxas não têm mais espaço para cair”, analisa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a situação política do Brasil, o pesquisador da FGV acredita que a atual chefe de Estado não reúne mais condições de comandar o País. “O governo da presidente Dilma perdeu força. Caso o processo de impeachment não avance, os problemas políticos e econômicos não serão solucionados. Entretanto, o especialista diz ser impossível especular qualquer movimento favorável do mercado com a possível posse do vice-presidente, Michel Temer.

Apesar momento adverso do País, Serigatti acredita que, dentre todos os setores da economia, o agronegócio é o que sai menos prejudicado com a instabilidade política. “A demanda por alimentos sempre vai estar presente, independentemente da situação que o Brasil vive”. Para reforçar sua tese, o especialista da FGV cita a pesquisa do Boletim Focus realizada pelo Banco Central, que aponta o agronegócio como único setor econômico brasileiro com estimativa de crescimento até 2020.

Tópicos relacionados