Brasil oficializa isenção de tarifa para importação de milho

A resolução visa aumentar a oferta do cereal em um mercado doméstico atingido por preços em patamares recordes, o que afeta margens das indústrias aves e suínos

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O governo brasileiro oficializou nesta sexta-feira que zerou a tarifa de importação de milho para compras de fora do Mercosul, segundo publicação no Diário Oficial da União, uma medida que havia sido aprovada nesta semana pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A resolução, que visa aumentar a oferta do cereal em um mercado doméstico atingido por preços em patamares recordes – o que afeta margens das indústrias de carnes–, valerá por um período de 180 dias, para uma cota de 1 milhão de toneladas.

O milho dos Estados Unidos, os maiores exportadores globais, deve ser beneficiado pela isenção da tarifa de 8 por cento. Na quarta-feira, os contratos futuros na bolsa de Chicago chegaram a ficar sustentados pela decisão do governo brasileiro, anunciada na última terça-feira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A medida, assinada pelo presidente da Camex, o ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entra em vigor na data de sua publicação.

Mas a resolução diz ainda que a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) editará norma complementar, visando estabelecer os critérios de alocação da cota.