“Ministério da agricultura é uma das raras ilhas de excelência no atual governo”, diz presidente da SNA, que apoia impeachment

Sociedade Nacional de Agricultura defende a destituição do atual governo, em carta assinada pelo presidente Antonio Alvarenga

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – Após a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária) divulgar uma nota apoiando o impeachment de Dilma Rousseff na semana passada, mais uma força do setor agropecuário mobilizou-se a favor da saída da presidente: a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Em texto enviado ao InfoMoney, o presidente da instituição, Antonio Alvarenga, apoia a destituição do atual governo seja pelo impeachment, cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE ou por um acordo “que viabilize a realização de novas eleições no curto prazo”.

Apesar das críticas ao governo, Alvarenga classifica o trabalho do Ministério da Agricultura como “excepcional”: “assim como o agronegócio é um exemplo de sucesso na economia brasileira, o Ministério da agricultura é uma das raras ilhas de excelência no atual governo”, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira na íntegra a carta assinada pelo presidente da SNA, Antonio Alvarenga:

Estamos perplexos com a deplorável crise ética, política e econômica que se alastrou no País, com a revelação do maior esquema de corrupção do mundo implantado em uma empresa publica – a Petrobras.  

Assistimos, estarrecidos, a um lamentável espetáculo de apego ao poder, desrespeito às leis e intolerância às regras constitucionais pelo atual governo, que prejudica todos os segmentos de nossa sociedade.

Continua depois da publicidade

No plano internacional perdemos o respeito e a consideração que havíamos conquistado a duras penas. Hoje somos considerados lixo!

O Executivo está imobilizado. O Congresso, desacreditado. O Judiciário, hipertrofiado, começa a dar sinais de enfraquecimento. 

A classe empresarial acuada, com algumas de suas mais emblemáticas figuras denunciadas pelo engajamento em esquemas de corrupção sistemática patrocinada conforme dito e repetido em colaborações premiadas de agentes criminosos.

Continua depois da publicidade

Os líderes dos autodenominados movimentos sociais pregam a desordem e conclamam seus seguidores para um enfrentamento criminoso, como  invasões de  propriedades privadas, fato que por si só poderia ensejar a intervenção das Forças Armadas. E o fazem sob o olhar condescendente da senhora Presidente da República.

O ambiente é de incerteza e acelerada deterioração, com risco de desordem social. É preciso dar um basta! Os brasileiros precisam ver sua dignidade resgatada.

A sociedade brasileira não suporta mais assistir as ilicitudes, a corrupção e acordos entre políticos celebrados à margem da lei e dos costumes honestos. É necessário punir todos os envolvidos em práticas criminosas, sem exceção.

Publicidade

O agronegócio está apreensivo. É o único segmento que vem apresentando ganhos consistentes à economia. Moderno e dinâmico, foi o único setor que se expandiu no ano passado, com crescimento de 1,8%, ao passo que o produto interno bruto recuou 3,8%. O agronegócio também garante o equilíbrio da Balança Comercial, respondendo por cerca de 50% das exportações do País.   

O agronegócio necessita de segurança, estabilidade econômica e harmonia para voltar a crescer e tornar-se o maior exportador mundial de alimentos.

Em resumo, defendemos a destituição do atual governo, seja pelo impeachment, cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE ou ainda por um acordo político que viabilize a realização de novas eleições no curto prazo.

Continua depois da publicidade

Apesar de nossas críticas ao atual governo, reconhecemos o excepcional trabalho que vem sendo realizado pela Ministra Katia Abreu à frente do Ministério da Agricultura, principalmente na conquista de novos mercados para os produtos do agronegócio brasileiro, de seu esforço na busca da desburocratização e ganhos de eficiência no ministério.

Assim como o agronegócio é um exemplo de sucesso na economia brasileira, o Ministério da agricultura é uma das raras ilhas de excelência no atual governo.

Somos solidários à Ministra Kátia Abreu por sua postura nessa crise, mantendo-se firme em defesa do Agro, ainda que tal posicionamento signifique algum desgaste pessoal. 

Publicidade

O agronegócio precisa de segurança jurídica, estabilidade econômica e harmonia para continuar sua trajetória de crescimento e tornar-se o maior exportador mundial de alimentos.

Esse é o verdadeiro lugar do Brasil.