Isenção de impostos a frigoríficos prejudica sociedade, diz Sinafresp

Decreto isenta indústria de carnes em São Paulo do recolhimento Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo tem até hoje (31) para definir se renova o decreto 57.686, que concede isenção de ICMS para indústria frigorífica em São Paulo. Para o Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda (Sinafresp), a medida não pode ser renovada, porque traz prejuízos para a população.

“Quando apenas um setor deixa de recolher impostos, a sociedade sai perdendo, pois, esse dinheiro poderia ser usado na educação ou saúde, por exemplo”, afirma Glauco Onório, vice-presidente da entidade.

Atualmente, 80% da arrecadação do Estado vem do ICMS. Glauco não considera justa a medida que isenta apenas os frigoríficos da cobrança. “Decretos são feitos para servir a população como um todo e não apenas um setor”, diz.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para Onório, as empresas frigoríficas não poderiam ter acesso ao benefício, já que elas contam com dívidas pendentes com o governo do Estado na ordem de R$ 2 bilhões. As pendências referentes à impostos estão sendo analisadas pela justiça do Estado.  “Esse decreto funciona como uma brecha para que as empresas continuem atuando mesmo com pendências”, pondera o executivo do Sinafresp.

O Sindicato da Indústria do Frio de São Paulo (Sindifrio), por sua vez, disse que o fim do decreto poderia elevar o preço carne em 12%. Onório não vê essa possibilidade pois, segundo ele, “se em 2011 quando o decreto foi aprovado eles não reduziram o preço da carne, não tem o porquê aumentar agora”.