BM&FBOVESPA anuncia formador de mercado para contrato futuro de etanol hidratado

Programa que começa hoje tem como objetivo garantir referências de preço aos produtos listados na Bolsa

Rodolfo Mondoni

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBOVESPA anuncia a instituição cadastrada a atuar como Formador de Mercado para o contrato futuro de Etanol Hidratado. A Usina Alta Mogiana S/A é a instituição selecionada e sua atuação obrigatória neste mercado iniciará nesta segunda-feira (14/03). O contrato futuro de Etanol Hidratado (ETH) é cotado em reais por metro cúbico, tem como objeto de negociação o etanol hidratado combustível (de acordo com as especificações da Agência Nacional do Petróleo – ANP) e tamanho de 30m³ (trinta metros cúbicos) equivalente a 30.000l (trinta mil litros).

A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 25 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º, 2º e 3º vencimentos, respeitando o spread máximo, de R$ 30,00, definidos a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. Até setembro de 2016, o Formador deverá ter o tempo de presença diária em pregão durante 2 horas nas últimas 4 horas de negociação, possibilitando ampliar a formação de preços no mercado futuro de Etanol Hidratado.

Programa contempla contratos futuros de Açúcar Cristal, Boi Gordo, Milho, Soja e Petróleo

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Programa de Formador de Mercado da BM&FBOVESPA é uma iniciativa importante que tem como objetivo garantir referências de preço aos produtos listados na Bolsa e, assim, estimular a liquidez de negociação do portfólio de produtos. Os derivativos de commodities que já contam com a atuação de Formador de Mercado são os contratos futuros de Açúcar Cristal (ACF), Boi Gordo (BGI), Milho (CCM), Soja (SJC) e Petróleo (WTI), estes dois últimos listados na Bolsa por meio do acordo de cross-listing com o CME Group e referenciados nos preços de ajustes dos contratos originais negociados nos Estados Unidos. Abaixo as especificações dos contratos e os parâmetros de atuação do Formador de Mercado em cada um deles:

Açúcar cristal

O contrato futuro de Açúcar Cristal (ACF) é cotado em Reais por saca de 50kg líquidos, tem como objeto de negociação açúcar cristal especial, com mínimo de 99,7° de polarização, máximo de 0,08% de umidade, máximo de 150 de cor ICUMSA, máximo de 0,07% de cinzas. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 30 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º e no 2º vencimento, respeitando o spread máximo, em pontos, de 3%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. Até novembro de 2016, o Formador deverá ter o tempo de presença diária em pregão de 2 horas durante as últimas 4 horas de negociação, possibilitando a formação de preços. O Itaú Unibanco S.A. é a instituição selecionada como Formador de Mercado para o contrato futuro de Açúcar Cristal (ACF).

Continua depois da publicidade

Boi Gordo

O contrato futuro de Boi Gordo (BGI) é cotado em reais, tem como objeto de negociação bovinos machos com 16 arrobas líquidas ou mais de carcaça e idade máxima de 42 meses. Até abril de 2016, o Formador atuará nos vencimentos novembro 2016, dezembro 2016 e janeiro 2017. O segundo período de atuação do Formador vai de maio a novembro de 2016, e contempla os vencimentos de maio e outubro de 2017. Durante estes períodos, o Formador de Mercado deverá ter 80% de tempo de presença diária em pregão, ampliando a formação de preços. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 25 contratos, respeitando o spread máximo de 1,5%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. O Itaú Unibanco S.A. e a JBS S.A. são as instituições selecionadas como Formador de Mercado para o contrato futuro de Boi Gordo (BGI).

Milho

O contrato futuro de Milho (CCM) é cotado em reais por saca de 60 quilos líquidos, tem como objeto de negociação milho em grão a granel, com odor e aspectos normais, duro ou semiduro, amarelo, da última safra, com máximo de 14%. Até abril de 2016, o Formador atuará nos vencimentos janeiro 2017 e março 2017. O segundo período de atuação do Formador vai de maio a novembro de 2016, e contempla os vencimentos de maio a setembro de 2017. Durante estes períodos, o Formador de Mercado deverá ter 80% de tempo de presença diária em pregão, ampliando a formação de preços. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 25 contratos, respeitando o spread máximo de 2%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. O Itaú Unibanco S.A. é a instituição selecionada como Formador de Mercado para o contrato futuro de Milho (CCM).

Soja

O contrato futuro de Soja (SJC) tem como objeto de negociação o preço de ajuste do minicontrato futuro de Soja (Mini-Sized Soybean Futures) negociado na Chicago Board of Trade (CBOT), bolsa do CME Group. Cada contrato futuro é cotado em dólares norte-americanos por saca de 60 quilos líquidos e equivale a 450 sacas de 60kg ou 27 toneladas métricas. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 50 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º e no 2º vencimento, respeitando o spread máximo, em dólares, de USD 0,20, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. O Itaú Unibanco S.A. é a instituição selecionada como Formador de Mercado para o contrato futuro de Soja (SJC).

Petróleo

O contrato futuro de Petróleo (WTI) tem como objeto de negociação o preço de ajuste do minicontrato futuro de PetróleoLight Sweet Crude Oil (WTI), negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex), também pertencente ao CME Group. Cada contrato equivale a 10% do tamanho do contrato original, representa 100 barris de petróleo e é cotado em dólares norte-americanos. A quantidade mínima para o lançamento de ofertas de preço é 50 contratos e o Formador de Mercado atuará no 1º e no 2º vencimento, respeitando o spread máximo, em pontos, de 0,8%, definido a partir do intervalo entre as ofertas de compra e venda. O Itaú Unibanco S.A. é a instituição selecionada como Formador de Mercado para o contrato futuro de Petróleo (WTI).