São Paulo quer ampliar produção de trigo

Segundo o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) a área cultivada cresceu 40% e a produção mais de 70% entre 2013 e 2015

Datagro

Publicidade

SÃO PAUL0 – No período de 2013 a 2015, o trigo ganhou espaço nas lavouras paulistas. Segundo o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) a área cultivada cresceu 40% e a produção mais de 70%. E o potencial é ainda maior. 

Um levantamento do sindicato mostra que a produção de trigo em sequeiro pode ser ampliada em mais de 80 mil hectares no estado, o que representaria uma produção adicional de aproximadamente 256 mil toneladas de trigo anuais. Cerca de 20% deste crescimento estaria baseado na ampliação de lavouras na região de Itapetininga e Avaré e 80% na substituição de culturas anuais por trigo na região do Vale do Paranapanema. 

Hoje, o grão cultivado em São Paulo supre apenas 30% da necessidade da indústria moageira local, sendo necessária a compra de trigo de outros estados e países. O obstáculo ainda está na qualidade do grão ofertado, que varia em função das características das sementes, manejo agrícola e eventos climáticos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A recomendação da Sindustrigo é que o produtor invista em cultivares de qualidade e adaptadas ao solo paulista. E o primeiro passo foi dado: nos últimos anos houve uma redução das variedades de trigo plantadas no Estado. De 62 cultivares recomendadas no Zoneamento Agrícola de Risco Climático do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foram plantadas apenas 13, na safra 2015/2016.