Estiagem provoca incêndios e destrói agricultura em Roraima

Estado vive a pior estiagem dos últimos 20 anos, nos últimos 30 dias foram registrados mais de 1.700 focos de incêndio

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Roraima vive a pior estiagem dos últimos 20 anos. Já são 13 cidades em situação de emergência. O tempo seco tem provocado incêndios. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos 30 dias foram registrados mais de 1.700 focos de incêndio no Estado, valor 233% superior ao registrado nesta mesma época do ano passado. 

No município de Caracaraí, região sul de Roraima, áreas de produção de melancia e banana foram totalmente destruídas pelo fogo neste feriado de carnaval. Os prejuízos estão sendo contabilizados, mas o produtor estima que cerca de 5 mil pés de banana foram perdidos. 

Para ajudar a população e a agricultura, que registra perdas significativas, o Governo do Estado começou a escavação de cacimbas para captação de água, que vão atender cerca de 70 mil pessoas nos 13 municípios em situação de emergência. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Governo ainda disponibilizou aos agricultores e pecuaristas afetados pela estiagem uma linha de crédito especial, com juros a partir de 0,25% ao mês. O objetivo é investir cerca de R$ 2 bilhões para subsistência dos moradores e recuperação da agricultura local.