Segmento de orgânicos estima crescimento entre 30% a 35% este ano

Coordenador executivo do Projeto Organics Brasil avalia que o avanço do segmento se deve a uma maior busca do consumidor por uma alimentação mais saudável, e “os orgânicos passam esta imagem”.

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – O segmento de orgânicos, produtos provenientes de matérias-primas agrícolas cultivadas sem o uso de agroquímicos, estima crescer entre 30% a 35% em 2016, considerando o consumo doméstico e o comércio exterior. É o que projeta Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, iniciativa público-privada entre o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que reúne 77 empresas do setor, sendo 58% de micro e pequenas corporações.

“O Brasil hoje tem um mercado de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, incluindo as exportações, e nossa expectativa de crescimento para este ano tem como locomotivas a expansão para os produtos lácteos e de origem animal, com maior valor agregado”, afirma Liu.

O executivo avalia que o avanço do segmento se deve a uma maior busca do consumidor por uma alimentação mais saudável, e “os orgânicos passam esta imagem”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Exportações

No que diz respeito às exportações, o setor encerrou 2015 com um faturamento de US$ 160 milhões e a meta para esse ano é crescer entre 10% a 15%.

“Tivemos um aumento de 15% em relação ao ano anterior e este crescimento reflete a tendência mundial do segmento. Parte desta recuperação é fruto da desvalorização da moeda nacional, que tornou os produtos nacionais mais competitivos. 2015 foi um ano bastante positivo para os orgânicos: o mercado global atingiu a marca de US$ 72 bilhões de dólares, com taxas de crescimento na ordem de 11,5% em comparação com 2014”, assinala Liu, que acrescenta: “a grande surpresa do ano passado foi o surgimento da China como o 4º maior mercado mundial de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e França”.

Continua depois da publicidade

Destinos e produtos

Em relação aos principais destinos dos embarques brasileiros de produtos orgânicos, os dez primeiros com maior volume de produtos foram, por ordem: EUA, Alemanha, Holanda, Canadá, França, Reino Unido, Argentina, Austrália, Suécia e Bélgica. “Outros países que merecem destaque são: Japão, Suíça e Coréia do Sul”, menciona Liu.

Já os produtos mais exportados foram: açúcar, óleo de dendê e outros óleos vegetais, castanha de caju, sucos de frutas (açaí), mel, erva-mate, frutas tropicais congeladas, café, preparações capilares, própolis e cachaça.