Será que inflação estoura teto da meta novamente esse ano?

Puxada por alimentos, prévia da inflação varia 0,92% em janeiro, maior alta registrada para o mês desde 2003

Datagro

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) registrou variação de 0,92% em janeiro, conforme dados divulgados hoje (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os alimentos foram os principais responsáveis por esse resultado.

O grupo alimentação e bebidas foi o que apresentou a maior inflação no primeiro indicador deste ano, quando a variação  do IPCA chegou a  1,67%. A oscilação de preços, no entanto, apresentou queda em relação a dezembro, quando estava em 2,02%.

Na avaliação do instituto, os três alimentos que tiveram as maiores altas neste mês foram: a cenoura (23,94%), o tomate (20,19%) e a cebola (15,07%).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esse resultado mostra que governo deve ter dificuldades de alcançar novamente o centro da meta de 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O IPCA acumulou em 2015 alta de 10,67 por cento, estourando o teto da meta pela primeira vez desde 2003.