Semana começa com chuvas em vários pontos do Brasil

Áreas de instabilidade se concentram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste nessa segunda-feira

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A semana começa com chuvas em boa parte do Brasil. Áreas de instabilidade se concentram nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste nessa segunda-feira, gerando pancadas de chuvas ao longo do dia em todo o Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia e faixas sul e oeste de Minas Gerais, aponta os índices meteorológicos da Somar Meteorologia.

Na região Nordeste, também há previsão de chuvas.  Porém, para os Estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e metade sul da Bahia, tempo segue estável.

Essas chuvas vêm sendo benéficas para todas as culturas agrícolas. Ao manter a umidade do solo em níveis elevados, as lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Somente no Paraná e em alguns pontos do Mato Grosso do Sul, que as precipitações podem atrapalhar  andamento da colheita da soja. Entretanto, não deverá apresentar perdas nas áreas de produção.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme está possibilitando tanto a realização dos tratos culturais como o pleno desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos apresentam níveis razoáveis de umidade.

Previsão do tempo para próximos dias

Continua depois da publicidade

Ao longo da semana, o cenário deve se manter inalterado. Novas áreas de instabilidade continuarão se formando sobre todo o Brasil e com isso provocando pancadas de chuvas. 

Diferentemente de janeiro do ano passado que foi extremamente seco e quente, nesse ano, janeiro tende a ser mais chuvoso, permitindo que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento de todas as lavouras. 

Porém, em uma ou outra região, principalmente do Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, a frequência de dias com pancadas de chuvas poderá inviabilizar algumas atividades agrícolas, além de permitir que as condições se mantenham favoráveis a proliferação de doenças.  

*Com informações da Somar Meteorologia