Bahia pode exportar cinco mil bois para o Egito em 2016

A exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, abrindo mercados para exportação da carne in natura, disse secretário de Agricultura da Bahia

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Bahia em 2016 poderá ganhar espaço no mercado internacional. Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro com cerca 10,5 milhões de cabeças, pela primeira vez, o estado estuda iniciar exportações de boi em pé, pelo Porto de Ilhéus. 

A exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio. Mas também outros mercados já apresentam interesse no produto brasileiro como o Iraque, a Jordânia, entre outros países do Oriente Médio.

Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. “Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino”, avalia. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A ação está sendo estudada pelo governo do estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (Faeb), que vem se mobilizando para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), por meio de instrução normativa.

*Com informações do Seagri