Qual será o impacto da greve dos caminhoneiros na economia brasileira e na Bolsa?

Confira o programa XP Connection, apresentado por Gustavo Cruz e Marco Saravalle

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – No programa XP Connection desta quarta-feira (30), os analistas Gustavo Cruz e Marco Saravalle discutiram o impacto da greve dos caminhoneiros sobre o PIB (Produto Interno Bruto), a inflação e o mercado financeiro.

Gustavo Cruz pontua que uma queda significativa no PIB do segundo trimestre é certa, uma vez que a crise de abastecimento afetou setores cujas baixas não podem ser compensadas por um futuro aumento no consumo. É o caso do setor alimentício e dos frigoríficos, por exemplo, que sofrem com a morte de animais e que não podem esperar um pico em vendas com o fim das paralisações.

O cenário é negativo também para a confiança dos investidores no País, com o indicador de confiança dos empresários novamente em queda após uma recuperação vindo desde o final de 2015, que quase chegou a apontar uma situação de otimismo. Por outro lado, as previsões para a inflação no ano que vem seguem em níveis controlados e baixos, com a atual crise sendo registrada como algo passageiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira o programa completo:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.