Medida certa, comunicação falha: a decisão do Copom que abalou o mercado

Investidores estão decepcionados com a falha de comunicação do presidente do BC

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Em um mundo de incertezas que é o mercado financeiro, surpresas geralmente não são bem-vindas pelos investidores e a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) em manter a Selic em 6,50% ao ano não está sendo bem digerida pelo mercado. Não pelo mérito da decisão, que até foi elogiada pela defesa do dólar, mas sim pela falha de comunicação pelo Banco Central.

A decepção dos investidores tem como cerne a entrevista para o GloboNews do presidente do BC, Ilan Goldfajn, uma semana antes da reunião do colegiado. Naquela oportunidade, ele não garantiu, mas deixou muito bem sinalizado que o BC coordenaria sua decisão pela inflação, que segue bem comportada, como pelo ritmo da atividade econômica, que pela retração de 0,13% do IBC-Br no primeiro trimestre denota que ainda há espaço para seguir com o alívio monetário.

Antes da fala do presidente do BC, existiam muitas dúvidas se o Copom seguiria com seu ritmo de cortes em vista da disparada do dólar, que naquela terça-feira (8) da entrevista rondava a faixa de R$ 3,60. Em resposta, Ilan disse que a valorização da moeda era um efeito global e que o BC possuía “amortecedores” para absorver o choque externo. Diante desta afirmativa e o histórico (até então) inabalável do presidente do BC de guiar as expectativas do mercado em sua gestão, os investidores trataram de minimizar essa probabilidade.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No fechamento de ontem, a curva de juros futuros precificava com 66% de chance que o Copom cortaria a Selic para 6,25% ao ano, na sua 13ª redução consecutiva. Contudo, como agora sabemos, a história não foi bem assim e isso acabou irritando os investidores, em especial para quem lida com o mercado de juros, que precisaram correr para ajustarem suas posições. Os juros futuros com vencimento em janeiro de 2019 disparavam 23 pontos-base, cotados aos 6,56%, enquanto com os contratos de 2021 subiam 12 pontos, aos 8,58%.

Casamento em crise

Logo após a decisão do Copom, que decepcionou pela falha na comunicação, o casamento entre mercado e Ilan entrou em crise. Muitos gestores não pouparam o presidente do BC pela “traição” e questionaram a linha de raciocínio, até então ancorada nos eventos domésticos. Para economistas que foram consultados pelo Broadcast, se não fosse a entrevista, o mercado provavelmente apostaria na estabilidade da taxa de juro em 6,50%.

Contudo, a mesma medida que desagradou uma boa parcela do mercado, foi elogiada por muitos economistas. Conforme destaca a equipe de análise do Bradesco BBI, o Banco Central acertou em dar maior atenção ao ambiente de maior risco no cenário externo, a despeito do cenário-base para a inflação brasileira seguir indicando uma situação controlada, e adotar postura mais hawkish (conservadora, na linguagem do mercado). Em entrevista para a Bloomberg, o economista-chefe do Goldman Sachs, Alberto Ramos, afirmou que embora imperfeita, a decisão tomada pelo BC é perfeitamente justificada pela volatilidade do mercado financeiro e a pressão contínua do câmbio.

Continua depois da publicidade

De qualquer forma, apesar do encerramento do ciclo de queda da taxa de juros, a manutenção dos juros no menor patamar desde 1996, deve ser comemorada pelos investidores, lembra a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, em entrevista ao Estadão. Ainda que parte do relaxamento monetário seja temporário, devendo se reverter quando a inflação estiver convergindo para a meta, há boas chances de a Selic não mais voltar a dois dígitos.

Portanto, a questão não foi a decisão do Copom em si, que até foi elogiada como reportado acima, mas o que de fato o mercado não está “engolindo” foi a comunicação imperfeita do Banco Central, que, de alguma forma, induziu boa parte dos investidores ao erro de interpretação.