Investidor deve agradecer essas duas ações pelo Ibovespa seguir acima dos 85 mil pontos

Desempenho de Petrobras e Vale garantiram a manutenção do mercado sobre o importante suporte

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Com alta de 13% este ano, o Ibovespa figura entre os índices de ações com maior valorização em Reais, deixando para trás pares emergentes como a bolsa da China (+8,78%), por exemplo, assim como supera o índice Dow Jones (+11,52%). Contudo, essa boa performance deve ser creditada em boa parte pelo desempenho das ações de Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) do que uma alta generalizada dos papéis que fazem parte do benchmark brasileiro.

Desde a máxima histórica cravada em fevereiro nos 88.317 pontos, o Ibovespa recuou 3% em Reais, mas se excluirmos o desempenho das ações da Petrobras e Vale do índice, ou seja, que juntas correspondem por 25% de participação, o mercado teria recuado 7,7% em moeda local, segundo as contas dos estrategistas do BTG Pactual. O efeito de Petrobras e Vale sobre o índice é ainda mais sentido quando convertemos para dólares.

Levando em conta a moeda norte-americana, desde o topo cravado em fevereiro, o Ibovespa acumula queda de 14,4%, ao passo que a derrocada salta para 18,6% desconsiderando Petrobras e Vale. Em outras palavras, se fossemos depender apenas do setor financeiro e de varejo, que detém 27% de participação no índice, não estaríamos acima dos 85 mil pontos como atualmente, aponta o banco de investimento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ponto positivo de tudo isso

Apesar do estudo ter revelado que o mercado brasileiro ainda depende muito das commodities, ainda que em 2014 houve uma mudança na metodologia do índice e as instituições financeiras ganharam mais peso no índice, há um ponto positivo de tudo isso. Segundo o BTG, retirando o desempenho fora da curva de Petrobras e Vale, a queda do Ibovespa desde fevereiro levou o múltiplo P/L (Preço/Lucro) para sua média histórica de 12,7x. Portanto, levando em conta essa métrica, o mercado não está caro mesmo que próximo da máxima histórica.

pl_btg
Fonte: BTG Pactual