Petrobras deve vender ações da Braskem na bolsa; Fitch eleva rating da Usiminas e mais notícias no radar

Confira os principais destaques do noticiário corporativo da noite desta quinta-feira (3)

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O noticiário corporativo da noite desta quinta-feira (3) deixa de ser mais focado na temporada de resultados, com atenção especial para duas notícias envolvendo a Petrobras – sendo uma delas sobre o follow on da Braskem -, além da elevação do rating da Usiminas. Confira os destaques:

Petrobras (PETR3)
Em uma reviravolta da disputa, a empresa francesa Engie SA fez a maior oferta pela unidade Transportadora Associada de Gás da Petrobras no Nordeste, segundo informou a Bloomberg citando duas pessoas com conhecimento direto do assunto.

A Petrobras está renegociando os termos do contrato com a Engie, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são privadas. Quando os novos termos forem definidos, a Petrobras irá falar com os outros dois grupos interessados para tentar uma segunda rodada de ofertas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O fundo Mubadala Development em consórcio com o EIG Global Energy e o Macquarie Group da Austrália apresentaram duas ofertas separadas para a Petrobras em 19 de abril, disseram as pessoas na época.

Nenhum detalhe sobre o montante envolvido nas propostas foi informado, mas espera-se que elas alcancem até US$ 8 bilhões incluindo dívidas, disseram pessoas familiarizadas com o processo no mês passado.

A Petrobras deve tomar uma decisão em um mês, já que precisa de mais informações, disseram as pessoas. A TAG tem uma rede de 4,5 mil quilômetros que percorre 10 Estados brasileiros. Este pode se tornar o maior desinvestimento da Petrobras em sua história. Engie e Macquarie não quiseram comentar; Petrobras, Mubadala e EIG não responderam a pedidos de comentários até o momento.

Continua depois da publicidade

Petrobras 2 (PETR3)
A Petrobras fechou o grupo de bancos que irá estruturar uma oferta subsequente (follow on) da Braskem, que terá Bradesco BBI como coordenador líder, JPMorgan, Itaú BBA, Citi, BofAML e Santander, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com a publicação, a Odebrecht, que tem 50,1% das ações com direito a voto, também pode vender uma fatia de sua participação.

Oferta estaria programada para acontecer ainda esta ano, se possível em julho. A expectativa é que os sócios cheguem a uma conclusão sobre a
reorganização e sobre contrato de longo prazo para fornecimento de nafta.

Usiminas (USIM5)
A agência de classificação de risco Fitch elevou o rating da Usiminas de B para B+ e melhorou a perspectiva para a nota de crédito da empresa brasileira, de estável para positiva.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Fitch, a elevação do rating reflete “aprimoramentos contínuos” no perfil de crédito da siderúrgica, apoiados por geração de fluxo de caixa operacional em ritmo “crescente” devido a “melhores preços e volumes, bem como ganhos de eficiência”.

Já a perspectiva positiva, explica a agência, é suportada pelas expectativas de que o perfil de crédito da Usiminas e a flexibilidade financeira da empresa “sejam ainda mais aprimorados” no médio prazo.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.