6 eventos que mostram que esse feriado será agitado para os mercados

Agenda econômica nos EUA e China, assim como a manutenção da isenção da sobretaxa do aço e alumínio por Trump, estarão no radar dos investidores

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Enquanto as Bolsas do Brasil, China e de boa parte da Europa estarão fechadas por conta do feriado do Dia do Trabalho, o mercado norte-americano estará aberto na próxima terça-feira (1) e os investidores devem ficar de olho no movimento, já que o dia promete ser agitado no primeiro pregão de maio.

A sessão será marcada pelo primeiro dia da reunião do Fed, evento que promete ditar o rumo das bolsas neste começo de mês. A decisão, que será na quarta-feira (2) às 15h00 (horário de Brasília), está sendo muito aguardada por conta das sinalizações sobre o rumo da economia. Caso o BC norte-americano siga com o tom otimista sobre o rumo da economia, que deu bom sinal na semana passada com o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA crescendo 2,3% no primeiro trimestre do ano e superando a expectativa do mercado (+2%), como sinalize por uma aceleração da inflação, o mercado deverá elevar a probabilidade de aumento dos juros de 3 para 4 vezes este ano, o que implicaria em uma nova escalada dos Treasuries e uma menor aversão ao risco.

Por isso mesmo, vale ficar de olho no resultado do ISM Index referente ao mês de abril, indicador que é responsável por medir o nível da atividade industrial norte-americana e será publicado às 11h00. Os analistas esperam por uma desaceleração de 59,3 para 58,4 pontos na passagem mensal. Ainda falando sobre o setor industrial, às 22h45 será divulgado do PMI Caixin chinês referente ao mês de abril, com o mercado esperando por uma leve desaceleração de 51 para 50,9 pontos frente março.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, espera-se que amanhã o presidente dos EUA, Donald Trump, decida se aumentará o prazo da isenção da sobretaxa de importação de aço (25%) e alumínio (10%) para os países aliados. Estão na lista Brasil, UE (União Europeia), Austrália e Canadá. Por fim, no final do dia, teremos os números do primeiro trimestre do Itaú Unibanco (ITUB4).

Protestos pelo Brasil

Por aqui, as atenções estarão por conta dos protestos programados no Dia do Trabalho. As principais centrais sindicais planejam um ato contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, onde o petista está preso desde 7 de abril. De acordo com o PT, estarão reunidos CUT, Força Sindical, CTB, NCST, UGT, CSB e Intersindical.

De olho nisso, em seu pronunciamento na noite desta segunda-feira quando anunciou o reajuste do Bolsa Família, o presidente Michel Temer afirmou que “enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando”. 

Tópicos relacionados