CONTEÚDO DO LEITOR: Ações – o melhor investimento no longo prazo

Confira o texto de Breno Salvadori Junior - Consultor, Planejador e Educador Financeiro

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Breno Salvadori Junior – Consultor, Planejador e Educador Financeiro

Bolsa de valores é uma ótima alternativa para diversificar seus investimentos de longo prazo. No mundo todo as bolsas de valores têm historicamente apresentado a comprovada tendência única de crescimento ao longo do tempo e este resultado está associado a lógica da vida e do progresso, cuja evolução da sociedade é inquestionável e irreversível, o mesmo acontecendo com as empresas, ressalvado é claro os ciclos conjunturais de alta e baixa no curto prazo.

No Brasil, apesar da alta volatilidade neste ano eleitoral e da falta de algumas reformas econômicas, como por exemplo a da previdência social, a recuperação moderada da economia, com os avanços cada vez mais evidentes no controle da inflação, o que é determinante para ancorar a SELIC (taxa básica de juros) em 6,25% em seu menor nível histórico, temos ainda uma equipe econômica competente, com credibilidade e intacta, que trouxe de volta a ortodoxia econômica, conseguiu aprovar a lei de limite dos gastos públicos, que foi uma importante medida de caráter fiscal, contas externas muito sólidas, cenário benigno da economia global e por último o preços das ações ainda com potencial de valorização é uma oportunidade única neste momento histórico.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com a maior recessão da história brasileira, as empresas aprenderam a ser mais eficientes nos tempos de crise, podem colher os benefícios da alavancagem operacional e com a redução das despesas financeiras.

No entanto investir em ações exige conhecimento técnico para montar um portfólio, de modo a mitigar os riscos, entender as tendências e os ciclos de eventual bolha ou de baixa e assim garantir um retorno significativo no longo prazo.

Além da avaliação do preço relativo das empresas, importante observar os critérios abaixo relacionados, que devem ser utilizados na seleção de ações para investimento.

Continua depois da publicidade

1.     Empresas bem geridas e com bons princípios de governança corporativa;

2.     Lucros passados sólidos e consistentes;

3.     Tradição na distribuição de dividendos;

Continua depois da publicidade

4.     Proteção contra o “stress” político;

5.     Previsão de bons lucros futuros;

6.     Previsão de taxa de crescimento dos lucros futuros acima do PIB;

Publicidade

7.     Expressiva geração de caixa;

8.     Alto nível de previsibilidade de fluxos de caixa futuros;

9.     Baixo nível de endividamento;

Continua depois da publicidade

10.   Setor de atuação com perspectivas favoráveis e com barreiras de entrada de novos concorrentes;

11.   Investimentos em aumento de eficiência e competitividade;

12.    Ações com liquidez.

Publicidade

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.