Ibovespa Futuro sobe o triplo do índice à vista nesta sexta-feira; entenda por quê

Enquanto Ibovespa sobe 0,30%, índice futuro dispara cerca de 1% neste pregão

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Considerado um termômetro de como será a abertura do pregão, o Ibovespa Futuro reflete as expectativas futuras sobre o comportamento do índice à vista e costuma “andar colado” com o Ibovespa. Porém, nesta sexta-feira (23), os contratos futuros estão subindo três vezes mais do que o índice à vista e o fechamento da última quinta-feira (22) explica esse descolamento.

Como o Ibovespa fecha às 17h00 (horário de Brasília) e o leilão de fechamento dos contratos futuros está marcado às 17h55, o Ibovespa Futuro absorveu os impactos da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em adiar para o próximo dia 4 de abril a conclusão do julgamento do habeas corpus preventivo de Luiz Inácio Lula da Silva. Com o mercado não digerindo bem a notícia, o índice futuro encerrou em queda de 1,08% no pregão passado, enquanto o Ibovespa recuou apenas 0,25%, não absorvendo o fato.

Como não existe “almoço grátis” no mercado, houve um ajuste entre os dois índices e isso acabou gerando um grande descolamento neste pregão. Para se ter uma ideia, às 16h11, enquanto o Ibovespa registrava leve alta de 0,30%, o Ibovespa Futuro marcava alta de 0,90%, diferença para equivaler o valor dos índices, com ambos agora cotados na faixa de 85 mil pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear