O gráfico que todos os investidores estarão de olho na tarde desta quarta-feira

"Gráfico de Pontos" irá revelar qual será o ritmo de aumento de juros pelo BC dos EUA

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – A “super-quarta” finalmente chegou. Às 15h00 (horário de Brasília), o mercado saberá a decisão de política monetária do Fed, mas por mais irônico que isso possa ser, os investidores não querem saber do resultado do encontro, cujo aumento de 25 pontos-base já está precificado, mas sim estarão de olho no “Gráfico de Pontos”.

Em suma, esse gráfico revela as projeções do Fomc (Federal Open Market Committee) para o futuro da taxa de juros nos próximos encontros, ou seja, quantas altas são esperadas. Atualmente, 16 membros do comitê opinam (16 “bolinhas amarelas”). Dentre eles, 6 esperam 3 altas para este ano, em linha com a expectativa do mercado, enquanto 4 projetam mais de 3 altas e outros 6 esperam menos de 3 altas:

grafico_de_pontos
Fonte: Terminal Bloomberg

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como podemos observar, há uma clara indefinição dos membros do Fed e por isso essa reunião será muito importante, pois espera-se uma mudança de opinião: “devemos observar se teremos mais membros esperando mais de 3 altas de juros ou mudança na mediana (linha verde)”, explica o diretor de câmbio da Wagner Investimentos, José Faria Júnior.

Se houver uma mudança para mais de 3 altas ao longo deste ano, o mercado tende a reagir negativamente, já que espera-se uma alteração na postura dovish (mais inclinada para medidas de estímulos monetários) do Fed, mostrando preocupação com relação à evolução da inflação e o surperaquecimento da economia. Além disso, vale ficar de olho no primeiro discurso pós-reunião sob a tutela de Jerome Powell. Por enquanto, o mercado mantém a aposta no gradualismo pregado por sua antecessora, Janet Yellen.

Quer aproveitar toda essa volatilidade do mercado que será gerada e ainda pagar a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear