McDia infeliz: “fracasso” de novo menu faz McDonald’s perder US$ 5,9 bilhões de valor em um dia

Ações da rede de fast food afundaram quase 5%, seu pior pregão desde que abriu capital

Rodrigo Tolotti

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SÃO PAULO – O McDonald’s registrou seu pior dia na bolsa ao ver suas ações caírem 4,8%, o que representa a maior queda em dólar na história da companhia, segundo dados do site FactSet. Esta também foi a maior queda percentual dos papéis desde outubro de 2008. Na semana, as ações caíram 9,1%, também marcando seu maior declínio na história. Com esse desempenho, a companhia perdeu US$ 5,9 bilhões de valor de mercado.

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A queda desta sexta-feira (2) ocorreu após a RBC Capital Markets reduzir seu preço-alvo para a empresa de fast food de US$ 190 para US$ 170 apontando para um fraco começo do novo menu da companhia. O McDonald’s iniciou o chamado “$1, $2, $3 menu” em fevereiro (no Brasil, seria algo semelhante ao “pequenos preços”, mas com ofertar com valores entre US$ 1 e US$ 3).

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Os analistas dizem que “as condições deteriorantes da indústria” e as vendas “decepcionantes” do novo menu reduziram a previsão de vendas em mesmas lojas (estabelecimentos abertos a mais de 12 meses) nos EUA no primeiro trimestre de 3,5% para 1%.

“Nossa visão é que a plataforma $ 1 $ 2 $ 3 roubou a atenção do marketing local, particularmente no café da manhã, o que provavelmente teve uma redução como conseqüência”, disseram analistas liderados por David Palmer.

“Além disso, acreditamos que o posicionamento do menu $ 1 $ 2 $ 3 como uma variedade de itens de rentabilidade protegida dos franqueados, mas falta o item ‘herói ‘ necessário para ressoar com consumidores conscientes do valor”, completam os analistas.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.