Como o primeiro discurso do novo presidente do Fed pode afetar o mercado nesta terça

O atual "chairman" do Fed, Jerome Powell, discursa nesta terça e as ações podem variar de acordo com sua fala

Luis Taveira

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (27), às 12h (horário de Brasília), o novo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, fará seu primeiro discurso no Congresso americano, e o mercado poderá sofrer um grande impacto, com risco de aumento da volatilidade das ações em Wall Street.

A expectativa é baseada na possibilidade de que Powell indique que irá acelerar a alta na taxa de juros para combater a inflação, de acordo com o portal CNBC. O presidente do Fed “tem a reputação de ter um discurso simples, o que poderia ser suficiente para acalmar o mercado”, diz George Gonçalves, gestor das estratégias de renda fixa da Nomura, em entrevista ao portal.

Por conta da expectativa da fala do chairman, o mercado de títulos públicos apresentou volatilidade na sessão da última segunda (26), com o “yield” dos títulos que vencem em 10 anos caindo de 2,95% para 2,86%. O texto da fala de Powell será disponibilizado mais cedo, às 10h30, o que levará o mercado a abrir já sob efeito de suas declarações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A redução do “yield” causou um pequeno novo rali nas ações, uma vez que o S&P 500 e o índice Dow Jones tiveram ganhos de mais de 1%. A apreensão do mercado é decorrente da variação que a taxa de juros implica no custo de capital e na atratividade do risco da Bolsa. Em um cenário hipotético de aumento da taxa de juros, as ações tenderiam a cair, tendo em vista o aumento do custo de capital e a perda da atratividade pelo risco, ambos fatores influenciadores na demanda pelas ações.

Apesar disso, a opinião da CNBC é de que a visão de Powell deverá ser semelhante à da antiga “chairwoman” Janet Yellen, que defendia a subida gradual da taxa de juros, comportamento conhecido como “dovish”. A consultoria LCA afirmou que Powell “deve reafirmar o cenário de crescimento mais forte da economia americana para este ano, que sustentará a recuperação do mercado de trabalho e fará com que a inflação suba mais fortemente. Assim, o Fed deve manter sua estratégia gradualista para a política de juros”.

“Acho que o mercado espera um meio-termo, nem tão ‘dovish’, nem tão ‘hawkish'”, disse Radler, sócio da T3Live.com em entrevista à CNBC. Vale ressaltar que a próxima reunião do Fed é no dia 21 de março, quando é esperado que haja o primeiro aumento na taxa de juros neste ano.

Continua depois da publicidade

Quer investir na Bolsa pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear.