Disparada dos Treasuries para 4,5% pode fazer bolsa americana afundar 25%, diz Goldman

Bom desempenho recente do S&P 500 seguiu a alta dos yields, mas uma continuidade deste cenário pode ser bastante ruim para Wall Street

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos principais fatores ligados à alta recente das bolsas norte-americanas também está gerando uma grande dor de cabeça no mercado sobre o futuro dos preços. No período em que os yields dos Treasuries de 10 anos subiram de 2% para 3%, o S&P 500 entregou seu melhor desempenho, mas agora, conforme os juros da dívida chegaram neste patamar, as bolsas começam a cambalear.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

E segundo o Goldman Sachs, isso pode piorar se os rendimentos subirem demais. Em relatório para clientes, o banco destacou que se os yields chegarem a 4,5% até o fim deste ano, pode haver uma catástrofe no mercado de ações, podendo levar a uma queda de 20% a 25% nos preços.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O cenário-base do Goldman aponta para um rendimento de 3,25% no final de 2018, embora um “teste de estresse” indique que uma alta até 4,5% levaria a uma forte queda das ações, diz o relatório assinado pelo analista Daan Struyven. Além disso, a economia também sofreria uma forte desaceleração neste cenário, apesar de não entrar em recessão.

Apesar da visão catastrófica do Goldman, alguns analistas acreditam que o mercado tem potencial para seguir em alta enquanto os Treasuries não superem os 3,5%. Para Savita Subramanian, estrategista do Bank of America, o potencial de queda dos preços aumenta somente após os yields superarem a marca de 3%.

Nesta segunda-feira (26), os rendimentos dos títulos do Tesouro americano registram queda, voltando para 2,838%, enquanto os três principais índices acionários sobem entre 0,50% e 0,80%.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.