Rumo aos 80 mil: por que o Ibovespa não para de subir sem que haja uma “notícia óbvia”?

Investidores estão aproveitando "falta de notícias" no Brasil e ânimo global, mas fundamentos também guiam ganhos, aponta analista da XP

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – 2018 não poderia ter começado melhor para os investidores em bolsa. Após terminar 2017 com ganhos de 27%, o Ibovespa já avança 3,5% em 2018 e há nove pregões que não sabe o que é cair, superando a máxima histórica e se aproximando dos 80 mil pontos. 

Todo esse movimento chama ainda mais a atenção quando se lembra que o Brasil tem uma série de desafios, como de aprovação da reforma previdência e de resolução do cenário fiscal crítico, ao mesmo tempo em que passaremos por muita turbulência em decorrência das eleições – que prometem ser as mais pulverizadas desde 1989. 

Mas afinal, o que explica essa forte disparada da bolsa mesmo em meio a um cenário bastante desafiador? De acordo com o analista da XP Investimentos Marco Saravalle, o ambiente mais tranquilo nesse início de ano, sem tantas notícias impactantes vindas de Brasília por conta do recesso parlamentar, está ajudando o Ibovespa a renovar as máximas. “A falta de notícias acaba sendo uma boa notícia”, afirma. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber quais são as perspectivas para esse ano? Confira o guia Onde Investir 2018. Para ver o nosso conteúdo completo, clique aqui.

De qualquer forma, avalia Saravalle, o desempenho da bolsa nos últimos pregões surpreende pela rapidez com que está ocorrendo. Entre os motivos para um forte desempenho, está o cenário externo benigno: no início do ano, foram reforçadas as expectativas de um crescimento animador para a economia global, ao mesmo tempo em que não há previsões de alta de juros além do já esperado no mundo desenvolvido, em meio à persistência da inflação baixa nas maiores economias do planeta. 

A ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), revelada na última quarta-feira, é um bom sinal disso. Apesar da alta dos juros no mês passado, a maioria dos integrantes do Federal Reserve defendeu a continuidade do gradualismo, o que se refletiu na manutenção da perspectiva de três aumentos projetados para esse ano. Os integrantes do comitê sinalizaram que o mercado de trabalho apertado deve se refletir em pressões inflacionárias no médio prazo. Contudo, os integrantes do Fed consideraram a possibilidade de que a inflação fique abaixo do objetivo por mais tempo que o esperado e mostraram preocupação com a queda nas expectativas de inflação no longo prazo – isso levou a os dois votos dissidentes pela manutenção dos juros. 

Continua depois da publicidade

Quer investir na carteira recomendada da XP? Clique aqui e abra a sua conta 

Nesse ambiente de otimismo global e renovação de máximas, o Japão foi um dos destaques desta quinta-feira, ao inaugurar 2018 com alta de 3,26%, garantindo seu maior ganho porcentual em 14 meses e fechando acima de 23 mil pontos pela primeira vez desde janeiro de 1992. Além disso, a perspectiva por fusões e aquisições (como os casos Embraer-Boeing e Locamerica-Unidas no Brasil e, no exterior, especulações de analistas de que a Apple pode comprar o Netflix e a Amazon pode comprar a Target) também movimentam as bolsas e afetam setores como um todo. 

Assim, por enquanto, a avaliação é de continuidade do cenário de forte liquidez mundial – o que impacta os emergentes. “Talvez os locais estejam mais cautelosos, mas o estrangeiro segue otimista com o investimento em bolsa mundo todo, inclusive no Brasil, cujos índices são muito impactados pela entrada do investidor de fora”, avalia Saravalle. 

Fundamentos também guiam otimismo para o Ibovespa

O analista da XP aponta que, ao olhar os fundamentos, as perspectivas para o Ibovespa são positivas. Além do cenário global, os números positivos da economia brasileira, como do varejo (no final de dezembro, ganharam destaques indicadores apontando para o “melhor Natal” em sete anos, com expectativa de alta de 6% na venda na comparação anual), além do recorde da balança comercial de US$ 67 bilhões em 2017, impulsionam o índice, reforçado pela visão de que os juros mais baixos devem se manter por um bom tempo também no Brasil. 

Ele avalia que, em meio à essa alta em forte velocidade, é possível que haja um “movimento de correção natural” para o Ibovespa e o ritmo de alta também deve diminuir com a volta dos trabalhos no Congresso e todas as especulações sobre a reforma da previdência e eleições. 

Contudo, o que pode ocorrer com mais “contudência”, aponta o analista, é um movimento de “rebalanceamento” das carteiras com a proximidade dos eventos que prometem trazer nervosismo aos mercados. Ações com maior beta e que vêm disparando, tendo como maior exemplo as siderúrgicas, que estão “subindo no boato e mais ainda no fato” (como Saravalle classifica a notícia de aumento dos preços de aço), podem registrar saída de investidores. Enquanto isso, papéis de empresas menos relacionadas ao desempenho da economia brasileira e com maior capacidade de execução devem voltar a ganhar atratividade, como é o caso de RD (RADL3), exportadoras e empresas que são boas pagadoras de dividendos. 

De qualquer forma, as perspectivas são positivas para o índice, com Saravalle reforçando visão de alta, em linha com a expectativa de grande bancos para o Ibovespa, como é o caso do Bradesco BBI e do Itaú BBA. Em relatórios recentes enviados a clientes, os estrategistas dos bancos apontaram acreditam que o índice pode encostar nos 90 mil pontos ao final do ano. 

Por outro lado, há quem veja com cautela esse cenário. “A Bolsa continua quebrando recordes e o dólar permanece em discreta linha de depreciação, mas não acreditamos que isto deva ser considerado de forma enfática tendência sustentável”, afirma em relatório o economista-chefe e diretor-executivo da NGO Corretora de Câmbio, Sidnei Nehme. Ele destaca que, se o clima em fevereiro não for pró-aprovação da reforma, muito provavelmente “ocorrerá nova revoada dos capitais especulativos externos” – e quem sabe nem só os que estão na bolsa. 

“O ano eleitoral turbulento e a crise fiscal podem ser extremamente perturbadores em 2018, um ano com muitas incertezas. É extremamente necessário que haja muita observação e precaução ao longo dos meses, ainda que haja otimismo, é preciso acreditar que o ano se constitui num grande desafio para o Brasil”, afirma o economista. 

Os investidores iniciaram o ano com o pé direito – mas 2018 ainda pode reservar muitas surpresas para o mercado. Por enquanto, a maioria avalia que elas podem ser positivas. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.