Bolsa dos EUA sinaliza abertura em alta acompanhando valorização das commodities

Em dia sem atividades na bolsa brasileira, os investidores estarão ligados no desempenho dos ADRs 

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Os contratos futuros dos principais índices de ações dos EUA sobem nesta sexta-feira (29) e sugerem uma abertura em alta das bolsas norte-americanas no último pregão do ano, refletindo o bom desempenho das commodities e deixando de lado as preocupações na Europa após o presidente italiano dissolver o parlamento. Às 10h55 (horário de Brasília), os contratos futuros do Dow Jones subiam 0,30%, enquanto S&P 500 e Nasdaq registravam valorização de 0,38% e 0,32%, respectivamente. Em dia sem atividades na bolsa brasileira, os investidores estarão ligados no desempenho dos ADRs (American Depositary Receipt), em especial para Eletrobras (EBR; EBR.B), após liberação da privatização na noite da última quinta-feira (28).

Com alta de 0,50%, os contratos futuros de petróleo negociados na bolsa de Chicago permanecem acima de US$ 60,00 o barril em vista da nova queda nos estoques da commodity nos Estados Unidos. Assim como na semana de 15 de dezembro, quando recuou 6,5 milhões de barris, a última semana foi marcada por um novo retrocesso nos estoques, desta vez de 4,7 milhões de barris, apontando para uma queda na oferta do produto. Ainda falando sobre commodities, destaque para a alta de 2,71% dos contratos futuros do minério de ferro negociados na bolsa chinesa de Dalian.

Em vista da valorização das commodities, fica a expectativa por uma abertura positiva para os ADRs de Petrobras (PBR; PBR.A) e Vale (VALE), que até às 10h55 (horário de Brasília) não registraram negócios no pré-market dos EUA. Além disso, vale a pena acompanhar de perto a reação dos ativos da Eletrobras, após o presidente Michel Temer assinar a MP (Medida Provisória) que retira a proibição de privatizar a estatal e suas subsidiárias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Europa em queda

Contrariando o otimismo do mercado norte-americano, os principais índices de ações europeus recuam no último pregão do ano após o presidente da Itália, Sergio Mattarella, dissolver o Parlamento e lançar oficialmente a campanha para eleições legislativas, marcadas para 4 de março. Neste momento, o índice italiano FTSE MIB recuava cerca de 1%, enquanto DAX (Alemanha) e CAC 40 (França) registravam queda de 0,30% e 0,22%, respectivamente. Na contramão, o inglês FTSE 100 subia 1%, impulsionado pelas mineradoras.

Na Ásia, as principais bolsas encerraram a sessão desta sexta-feira em alta, mais uma vez ajudadas pelo setor de tecnologia, que se recupera depois de sofrer no começo da semana com as projeções mais pessimistas da Apple para as vendas do mais recente modelo do iPhone. O índice Xangai (China) subiu 0,35%, enquanto Hang Seng (Hong Kong) fechou em alta de 0,19%.

Tópicos relacionados