Petrobras reajusta preços de gasolina e diesel, novo capítulo da briga na Oi e mais 5 notícias

Confira os destaques do noticiário corporativo desta noite:

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A sexta-feira foi marcada por volatilidade na B3, mas um fechamento positivo do Ibovespa após duas sessões de fortes recuos. O índice começa o último mês do ano com o pé direito, embalado pela alta das commodities no mercado internacional. Do lado das empresas, o noticiário da noite traz informações relevantes aos investidores e que poderão repercutir nos preços na reabertura dos mercados após o fim de semana. Confira os destaques do noticiário corporativo desta noite:

Petrobras (PETR3; PETR4)
O Grupo Executivo de Mercado e Preço da companhia decidiu revisar seu cálculo de paridade com preços internacionais para o diesel. Com isso, o preço do combustível cairá 5,7% a partir da zero hora deste sábado. Já a gasolina terá seu preço reajustado em 1,9%. Segundo a estatal, o aumento se explica principalmente pela variação da cotação do produto no mercado internacional.

Ainda no noticiário da companhia, a Blackstone Group juntou-se a seu parceiro brasileiro, o Patria Investimentos, para competir pelo gasoduto da Petrobras no nordeste do país, disseram à Bloomberg pessoas com conhecimento do assunto. Blackstone e Patria são um dos pelo menos 3 grupos que fizeram ofertas não vinculantes de até US$ 6 bilhões para adquirir o ativo, sempre de acordo com as fontes anônimas. Mubadala Development e EIG Global Energy Partners, conjuntamente, também fizeram uma oferta inicial para uma participação de 90% na Transportadora Associada de Gás S.A., assim como um consórcio liderado pela empresa francesa de energia Engie S.A.

Continua depois da publicidade

Petrobras, Blackstone, Patria e EIG não quiseram comentar. Mubadala não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.

Ambev (ABEV3)
Em comunicado ao mercado, a companhia informou que E. León Jimenes, sócia da companhia Tenedora CND, titular de quase a totalidade da Cervecería Nacional Dominicana, exerceu de forma parcial sua opção de venda de aproximadamente 30% do capital social da Tenedora. Com isso a Ambev pagará US$ 926,5 milhões e passará a ser titular de cerca de 85% da Tenedora.

Oi (OIBR3; OIBR4)
Segundo maior acionista da companhia, o Société Mondiale Fundo de Investimento em Ações, do empresário Nelson Tanure protocolou um pedido para que o Aurelius Capital Management seja impedido de negociar um plano de recuperação de falência com a operadora. A reclamação apresentada na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) alega que Aurelius é um acionista controlador da NII Holdingsa Inc., que no Brasil controla a Nextel, um concorrente da Oi, segundo cópia do documento enviado pelo próprio fundo de Tanure à Bloomberg. A iniciativa iria de encontro com a legislação brasileira, que não permite que um investidor controle operadoras de telecomunicações concorrentes.

Continua depois da publicidade

Eldorado

O conselho de administração da companhia aprovou a indicação de Aguinaldo Ramos Filho como presidente, substituindo José Carlos Grubisich. O escolhido presidiu as operações da JBS (JBSS3) no Uruguai e no Paraguai.

Cyrela (CYRE3)
A agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs de longo prazo em moedas estrangeira e local da companhia em ‘BB-‘. Ao mesmo tempo, a agência afirmou o rating nacional de longo prazo da construtora em ‘A+’. A perspectiva dos ratings é estável. “Os ratings da Cyrela se apoiam em sua forte posição de negócios e em sua conservadora estratégia financeira, suportada por uma estrutura de capital conservadora, um histórico de robusta liquidez e um perfil de dívida adequado aos riscos da indústria”, escreveram os analistas da agência.

PetroRio (PRIO3)
A produção da companhia em novembro foi de 7.742 barris por dia no campo de Polvo. O resultado veio levmente abaixo do registrado em outubro (7.465 bpd). No ano, a companhia registra produção média de 7.900 bpd.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.