Incerteza política ameaça mais preços de commodities que China

Analistas alertam para uma possível correção depois de forte alta

Bloomberg

Publicidade

A incerteza política no mundo desenvolvido representa uma ameaça maior para os mercados de commodities industriais do que qualquer desaceleração desestabilizadora da China, a principal consumidora, segundo a maior produtora de cobre do mundo.

“O sistema político dos EUA, o sistema político britânico e os europeus estão dando seu melhor para maximizar a incerteza, de certa maneira”, disse Óscar Landerretche, presidente da mineradora estatal chilena Codelco, em entrevista em Xangai. “Se os mercados financeiros globais tiverem uma crise, ou se a economia atravessar uma crise devido a um fracasso na política pública, isso acabará contaminando os mercados de commodities.”

O cobre subiu 22 por cento neste ano, avançando junto com outros metais, em um momento em que a aceleração do crescimento em todo o mundo desenvolvido se combina com a recuperação da demanda na China. Analistas como o Goldman Sachs e o hedge fund Shanghai Chaos Investment Group apontaram para as medidas do presidente Xi Jinping para desalavancar o sistema e limitar o setor imobiliário, grande usuário de commodities, como os principais obstáculos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A economia chinesa é uma economia poderosa que mostrou que pode se gerenciar de forma muito madura”, disse Landerretche, que é ex-professor de Economia da Universidade do Chile. Ele comparou os políticos ocidentais, “que brigam entre si por tuítes”, com o foco da China em uma estratégia de longo prazo.

O presidente da Codelco discursou durante a Asia Copper Week, uma série de eventos e encontros organizados pela indústria do cobre do Chile com pares chineses. O otimismo sobre as perspectivas de longo prazo do metal ainda era evidente em Xangai, e a perspectiva era reforçada pelas projeções de escassez emergente a longo prazo. Landerretche disse que o retorno do cobre para US$ 10.000 por tonelada é possível. O preço era de US$ 6.780 em Londres na sexta-feira.

O principal risco para o cobre no ano que vem é que se “peque por excesso em política pública” buscando combater a dívida na China, disse Iván Arriagada, CEO da Antofagasta, outra mineradora chilena, em entrevista separada, em Xangai na quinta-feira. Mas sua avaliação sobre as perspectivas da China mostrou grande convergência com as de Landerretche. “Todos os sinais indicam uma maior confiança em sua capacidade de gerenciar a política monetária e fiscal, e não o contrário.”