Black Friday na bolsa: 11 ações que estão uma “pechincha” na Bovespa

InfoMoney consultou diversos gestores e estrategistas que apontaram quais ações estão "baratas" na bolsa hoje

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Consumidores no mundo estão correndo de loja em loja nesta sexta-feira (24) buscando os melhores preços em milhares de produtos de todos os tipos. Mas se para os brasileiros a “Black Friday” tradicional tem acontecido nesta sexta, para os investidores da bolsa as ações entraram em “pechinchas” imperdíveis nas últimas semanas, quando o Ibovespa mergulhou cerca de 8%. 

Apesar da visível recuperação do índice de ações nos últimos dias, muitas empresas ainda encontram-se em “liquidação” no mercado acionário. Pensando nisso, o InfoMoney conversou com gestores, analistas e investidores que utilizam análise fundamentalista para perguntar: quais ações são uma boa oportunidade de compra na bolsa neste momento?

O InfoMoney selecionou 8 das ações mais comentadas pelos entrevistados como empresas baratas na bolsa. Em um vídeo feito ao vivo, o analista da Carteira InfoMoney, Thiago Salomão, comentou estes papéis indicados e ainda apontou mais 3 que também considera barato: Sanepar (SAPR11), Taesa (TAEE11) e Usiminas (USIM5).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E ainda no clima de Black Friday, não deixe de aproveitar o último dia do Black Friday InfoMoney, com mais de 20 cursos da nossa prateleira com 50% de desconto (clique aqui e aproveite o desconto!)

Confira abaixo as 8 ações:

1) Lojas Americanas (LAME4)
Motivo: o papel negocia a 9,5x EV/Ebitda* projetado para 2018, o que representa um desconto de 10% em relação à média do setor, que é de 10,5x. Além disso, a ação está com um P/L** de 17x, enquanto pares como Lojas Renner negocia a 26x e Raia Drogasil a 42x. Historicamente a Americanas sempre negociou em um múltiplo entre estas duas companhias.

Continua depois da publicidade

2) Vale (VALE3)
Motivo: O EV/Ebitda* da Vale está em 6x, enquanto seus pares Rio Tinto e BHP estão em 6,29x e 6,04x, respectivamente. Já no múltiplo P/L**, a brasileira negocia a 10,2x, contra 12,16x da Rio Tinto e 17,33x da BHP. No caso da mineradora, os motivos vão além dos múltiplos baixos, com destaque para o crescimento esperado por conta do projeto S11D e da recente troca de comando, com a entrada de Fabio Schvartsman na presidência da companhia.

3) Copel (CPLE3)
Motivo: Negociando a um P/L** de 5x – contra uma média de cerca de 7x -, a companhia não pode ser muito comparada com seus pares por ser um setor com empresas muito diferentes. Os gestores apontam que o P/L** histórico da Copel sempre foi mais baixo, mas o ponto neste caso é o olhar de longo prazo.Toda a reforma que está sendo implementada no setor elétrico e com a expectativa de privatização de ativos com a Eletrobras, é possível que esse movimento se estenda a outras empresas do setor e principalmente às estatais, incluindo a Copel.

4) Alliar (ALLR3)
Motivo: O papel negocia a 6,3x o EV/Ebitda*, ficando bem abaixo da média de 11,5x do resto do setor. Como comparação, seus pares Fleury e Hermes Pardini negociam hoje com múltiplos de 11x e 12x, respectivamente.

5) Movida (MOVI3)
Motivo: Hoje a companhia negocia com EV/Ebitda* de 8,3x, ficando muito atrás de seu principal para na bolsa, a Localiza, que tem o mesmo múltiplo em 19x.

6) Multiplus (MPLU3)
Motivo: uma das empresas de maior ROE*** da bolsa, com histórico de crescimento forte, caixa líquido, e com perspectivas excelentes para o segmento de fidelidade. Segundo os gestores, a companhia tem um yield de 8%, sendo um dos melhores business da bolsa, que consegue crescer distribuindo aproximadamente 100% de do lucro em dividendos.

7) Marisa (AMAR3)
Motivo: a companhia negocia com EV/Ebitda* de 6x, contra uma média do setor na casa de 12x.

8) Ecorodovias (ECOR3)
Motivo: negocia a cerca de 6x EV/Ebitda* para 2018 enquanto seus principais pares negociam com uma média de 7,6x.

Glossário dos Múltiplos:

EV/Ebitda = múltiplo em inglês para a divisão do Valor de Mercado da companhia sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
P/L = divisão entre o preço atual da ação sobre o lucro
ROE
= sigla em inglês para Retorno Sobre o Patrimônio. Refere-se à capacidade de uma empresa em agregar valor a ela mesma utilizando os seus próprios recursos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.