Gigante de gás russa coloca igreja e estado antes de investidor

O conselho da Gazprom aprovou elevar em 60% a meta de doações deste ano, para o recorde de 26,3 bilhões de rublos (US$ 438 milhões), e rejeitou os pedidos de redução de custos feitos por minoritários, diz um documento interno obtido pela Bloomberg

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Na hierarquia econômica de Vladimir Putin, muitos investidores de empresas estatais russas estão abaixo da Igreja, do país e até mesmo do esporte.

O conselho da gigantesca empresa de gás Gazprom aprovou elevar em 60 por cento a meta de doações deste ano, para o recorde de 26,3 bilhões de rublos (US$ 438 milhões), e rejeitou os pedidos de redução de custos feitos por acionistas minoritários, segundo um documento interno visto pela Bloomberg. Um funcionário da empresa, que pediu anonimato porque a informação não é pública, confirmou o número.

Entre os principais beneficiados pela generosidade estão a Rússia: Minha História, uma rede nacional de parques de diversões patrióticos financiada pelo Kremlin e pela Igreja Ortodoxa Russa, e fãs de esportes na cidade siberiana de Irkutsk, onde a empresa construiu um complexo de treino com uma piscina olímpica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa com sede em Moscou vem há muito frustrando seus investidores ao financiar projetos que não fazem sentido economicamente, como o fornecimento de grãos à Coreia do Norte em 2011 e a construção de resorts de esqui para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Aumentar o gasto com doações até o nível da Exxon Mobil, uma petroleira americana com o dobro de vendas e sete vezes seu valor de mercado, provavelmente frustrará as esperanças de que a empresa leve a sério a redução de despesas, segundo Pavel Kushnir, analista do Deutsche Bank.

“Para pessoas como eu, que acham que o controle de custos da Gazprom está melhorando, sem dúvida este aumento de despesas não essenciais é uma notícia negativa”, disse Kushnir. “Para quem nunca mudou de opinião e considera que a Gazprom é uma empresa ineficiente – a maioria, infelizmente –, esta notícia não muda muita coisa.”

Gastos

Continua depois da publicidade

A Gazprom, que gastou centenas de milhões de dólares para transformar seu time de futebol profissional, o Zenit São Petersburgo, em um campeão nacional, além de patrocinar também times alemães e sérvios, afirmou que leva a sério a redução de gastos. Excluindo “coisas pontuais”, como Rússia: Minha História e o complexo de Irkutsk, neste ano haverá menos doações do que no ano passado, informou a assessoria de imprensa.

As ações da Gazprom tiveram o pior desempenho entre as maiores empresas russas de petróleo e gás nos últimos três anos, com uma queda de cerca de 7 por cento, em comparação com ganhos entre 60 por cento e 45 por cento para a Lukoil e a Novatek, as maiores produtoras não estatais de petróleo e gás do país.

Em parte, isso se deve ao forte crescimento da linha dos relatórios da empresa que mais preocupa os investidores – “outros”, que normalmente inclui consultoria, propaganda e doações. Os gastos desta categoria deram um salto de 18 por cento no primeiro semestre, para 178 bilhões de rublos. A Gazprom não fornece uma projeção desses custos para o ano cheio.

“A Gazprom não pode ficar de braços cruzados enquanto ações grandiosas e gloriosas estão sendo realizadas na Rússia”, disse o vice-CEO Valery Golubev neste mês, na inauguração de um parque histórico na região de Samara.

–Com a colaboração de Gregory L. White

Versão em português: Patricia Xavier em Sao Paulo, pbernardino1@bloomberg.net.

Repórter da matéria original: Elena Mazneva em Moscou, emazneva@bloomberg.net.

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Lars Paulsson, lpaulsson@bloomberg.net, Torrey Clark, tclark8@bloomberg.net, Brad Cook

©2017 Bloomberg L.P.