As 10 maiores dúvidas sobre os robôs que operam na Bolsa (e suas respostas)

Operando com robôs é possível lucrar muito com pouco estresse

Equipe InfoMoney

robot hand

Publicidade

(SÃO PAULO) – O workshop online e gratuito disponibilizado pelo InfoMoney (clique aqui para assistir) que ensina como operar com alguns dos melhores robôs do mundo na Bolsa brasileira despertou forte interesse dos investidores e também levantou algumas dúvidas. Abaixo respondemos as 10 principais perguntas enviadas pelos investidores:

Afinal, como funcionam os robôs que operam na Bolsa?

Os robôs realizam operações automatizadas a partir de algoritmos. Os desenvolvedores buscam identificar padrões de mercado e testam se uma estratégia que siga esses padrões seria ou não vencedora analisando um longo período de tempo. Em caso positivo, o desenvolvedor deixa o robô operando em conta demo – ou seja, ele simula o que aconteceria se um robô como aquele começasse a operar no mercado com dinheiro de verdade. Se os resultados forem animadores, o robô pode começar a operar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com um robô eu vou ganhar mais dinheiro na Bolsa?

A grande vantagem dos robôs é que eles permitem testar BILHÕES de combinações diferentes de indicadores para verificar quais seriam as estratégias com maior probabilidade estatística de gerarem excelentes retornos. Então a resposta é que, assim como qualquer operação de renda varíavel, não há garantia de lucros milionários com o uso de robôs. Mas as chances do investidor aumentam bastante.

Como escolho um robô para investir?

Continua depois da publicidade

O primeiro critério, obviamente, deve ser a rentabilidade histórica. No Brasil os robôs acessíveis a pessoas físicas que melhor performaram no último ano foram desenvolvidos pela catarinense AlgoTrading. A empresa, na verdade, conseguiu colocar 5 robôs entre os 20 melhores no ranking mundial elaborado pela Metatrader, a maior plataforma de operações automatizadas do planeta. São vários robôs com rentabilidade acumulada acima de 100% em um ano. O robô com maiores ganhos lucrou 360% nos últimos 13 meses.

Então basta achar um robô com ótima rentabilidade?

Não. É importante avaliar a consistência desses ganhos, o número de meses que esse robô deu lucro ou prejuízo, quais foram o ganho máximo e a perda máxima de uma operação, o sistema de gerenciamento de risco, etc.

Os robôs podem operar em qualquer mercado?

Sim. E efetivamente hoje há robôs operando em todos os mercados da Bolsa paulista: ações, contratos futuros, minicontratos, opções, fundos imobiliários, etc. Mas os ativos ideais para os pequenos investidores negociarem com robôs são os minicontratos, que possuem uma liquidez brutal, evitando assim distorções de preço se muitos investidores decidirem entrar e sair do mercado ao mesmo tempo.

Para operar com robôs, eu preciso entender de matemática, estatística e programação?

Não. A verdade é que você não precisa saber nada de TI nem de matemática. Muitos robôs já desenvolvidos e testados são disponibilizados para pessoas físicas. Os robôs da AlgoTrading estão entre eles.

Quando dinheiro preciso ter para começar a operar com robôs?

Com R$ 5.000 ou R$ 10.000 em uma conta em corretora você já poderia começar a operar com os robôs da AlgoTrading.

O que eu ganho ao trocar as operações manuais pelas automatizadas?

Há duas grandes vantagens. A primeira é tempo. Você não precisa mais ficar com a cara grudada em telas de computadores ao longo do pregão farejando oportunidades. Na verdade você pode ser médico, advogado, engenheiro, etc., e investir com robôs na Bolsa. Já a segunda grande vantagem é tirar o aspecto emocional do trade. O medo e a ganância não entram no algoritmo. Então quando sua operação chegar no alvo pré-determinado você vai realizar lucro. E quando a operação bater no stop pré-determinado ela será zerada.

Eu consigo me alavancar com robôs?

Se você operar minicontratos, suas operações serão sempre alavancadas porque o valor a ser depositado como garantia é sempre muito menor que o tamanho de sua exposição na Bolsa.

Qual é a plataforma utilizada pelos robôs?

Há diversas plataformas no mercado. Os robôs da AlgoTrading utilizam o Metatrader, que é a plataforma de operações automatizadas mais usada do mundo. O Metatrader roda em mais de 2.500 corretoras de 40 países. No Brasil a plataforma é gratuita para clientes da XP Investimentos, assim como a abertura de conta na XP.

Se você quiser assistir o workshop online e gratuito em que explicamos como operar com alguns dos melhores robôs do mundo, basta clicar aqui.