5 empresas da bolsa estão “eventos de dissidência”; o que isso quer dizer?

Acionistas têm o direito de saírem das companhias se não concordarem com decisões tomadas em assembleias que dão este direito

Rodrigo Tolotti

(Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Pouco comentado no mercado, os “Eventos de Dissidência” são importantes para os acionistas e podem até ter impacto em diversos papéis. E atualmente cinco empresas estão incluídas neste cenário por conta de dois tipos de fatores: migração para o Novo Mercado e aquisições de empresas.

No primeiro grupo se encaixam a Eletropaulo (ELPL4), Vale (VALE5) e Suzano (SUZB5, SUZB6), todas em processo de migração de segmento na Bolsa. Já a CVC (CVCB3) e a Dasa (DASA3) adquiriram recentemente o controle de algumas companhias e por isso também abriram um evento de dissidência, sendo que a empresa de turismo tem duas situações diferentes.

Para o investidor que não sabe o significa, o evento de Dissidência é o direito de o acionista retirar-se de uma companhia quando não concordar com deliberações realizadas em assembleias nas quais forem aprovadas matérias que resultam em direito de dissidência.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A equipe da XP Investimentos ressalta que os acionistas não são obrigados a exercer o Direito de Recesso, e que mesmo os que querem precisam levar em consideração alguns pontos antes de optar pelo exercício desse direito, como: preço à mercado, valor do reembolso, concordância com as deliberações e custos operacionais.

Assim como outros eventos corporativos, há uma data para fim do exercício pelo custodiante e outra para fim de exercício via escriturador. Confira abaixo as datas e valores divulgados pela XP:

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.