CPI do BNDES aprova requerimento para convocar irmãos Joesley e Wesley Batista

A CPI foi criada para investigar empréstimos concedidos pelo BNDES desde 1997

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 18, requerimentos para convocar os irmãos Joesley e Wesley Batista para depor, donos do grupo J&F, além do empresário Eike Batista. A CPI foi criada para investigar empréstimos concedidos pelo BNDES desde 1997.

Nos pedidos apresentados pelo relator do colegiado, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), ele justifica a convocação de Joesley e Wesley devido ao fato do grupo J&F ter sido “grande beneficiário de empréstimos obtidos junto ao BNDES e de investimentos realizados pela BNDESPAR”.

“Há conhecimento notório de que o Grupo teria sido um dos maiores beneficiários individuais de recursos do BNDES, em valores superiores a R$ 8 bilhões. As circunstâncias em que as transações ocorreram constitui matéria de grande interesse para esta CPI, sobretudo no que tange ao contraditório, uma vez que até o momento somente se dispõe da versão apresentada pelos representantes do Banco”, diz trecho do requerimento aprovado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já para a convocação de Eike Batista, Rocha alega que o grupo EBX, do qual o empresário é presidente, também foi “grande beneficiário” de empréstimos obtidos junto ao BNDES e de investimentos realizados pela BNDESPar, superiores a R$ 10 bilhões, que foram investidos nas empresas MPX, LX e EMX. “Sem contar financiamento da empresa de participações acionárias do BNDES (BNDESPar) à MPX. As circunstâncias em que as transações ocorreram constitui matéria de grande interesse para esta CPI, uma vez que até o momento somente se dispõe da versão apresentada pelos representantes do Banco”, justificou.