Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Otimista com a Bolsa? Veja 5 dicas essenciais para começar a operar no mercado

Analista técnico com mais de 20 anos de experiência explica os principais passos para ter sucesso

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Ibovespa segue batendo recordes históricos. Depois de muitos anos, o índice voltou a ocupar de modo consistente a região acima de 70 mil pontos. Manchetes positivas e análises com especialistas explicam por que o momento permanece bom para entrar na Bolsa complementam o cenário favorável.

Momentos de otimismo como esse costumam levar muita gente ao mercado acionário em busca de bons resultados em operações curtas, e talvez esse seja o seu caso. Alcançar lucros expressivos nessas condições é plenamente possível, mas antes de começar a operar é preciso se preparar para evitar algumas frustrações.

Para receber as melhores reportagens para traders toda semana, cadastre seu e-mail no formulário abaixo.

Conversamos com Fernando Góes, analista técnico da Clear Corretora com mais de 20 anos de experiência no mercado, e ele nos deu cinco dicas para começar a operar. E, se você já estiver no mercado, talvez essa seja a chance para aperfeiçoar seus conceitos e melhorar seus trades. Confira:

Trader não é investidor

O primeiro ponto antes de entrar na Bolsa é descobrir se você é um trader ou um investidor. “São abordagens totalmente diferentes”, explica Góes. O investidor busca isolar a volatilidade e comprar ações ao longo do tempo, buscando retornos no longo prazo, enquanto o trader aproveita o sobe e desce do mercado para capturar oportunidades específicas de curto prazo.

Conhecer o seu perfil é essencial antes de prosseguir, uma vez que ele definirá os próximos passos para planejar suas operações.

Conheça o seu estilo

Se você quer ser um trader, é preciso entender que há diferentes estilos para ler o mercado e aproveitar a volatilidade de curto prazo. Para aumentar a probabilidade de acerto nas operações, normalmente podem ser usadas duas escolas de análise: a análise técnica ou o Tape Reading.

A análise técnica leva em conta padrões históricos dos gráficos para tentar prever movimentos futuros. “Ela é uma das análises mais objetivas, porque tem uma direção, o preço de entrada, o stop e o alvo bem determinados no gráfico”, explica Góes. Essa estratégia é flexível, podendo ser aplicada para períodos de minutos, dias, semanas ou até mesmo meses, e existem uma série de indicadores à disposição dos analistas gráficos para chegar às conclusões.

O Tape Reading não considera gráfico nenhum: essa análise identifica o fluxo de ordens enviadas pelos participantes e tenta se antecipar aos movimentos do mercado. Essa é uma estratégia usada apenas para operações de prazo bastante curto. Ainda menos disseminada do que a análise técnica entre os investidores brasileiros, tem apresentado importante crescimento no número de adeptos nos últimos anos.

Para quem está se perguntando sobre a análise fundamentalista, saiba que ela não é a mais indicada para os traders. Envolvendo análises sobre a empresa, o noticiário e o cenário econômico, essa análise apresenta mais dificuldades para identificar oscilações em pequenos espaços de tempo. “No curto prazo, é importante ter uma opinião clara, um motivo bem definido para acreditar que o mercado está a seu favor”, afirma Góes.

Seu maior inimigo é você

Não basta ter a melhor estratégia se você não respeitar o que foi planejado. Esse é um dos erros mais comuns no mercado – e, por incrível que pareça, a maioria dos erros acontecem justamente nos momentos em que o trader está ganhando. “Nós temos a tendência a embolsar o lucro antes do momento certo, porque a dor da perda é maior do que o prazer dos ganhos”, explica Góes.

Esse erro minimiza os ganhos e, se feito consistentemente ao longo do tempo, coloca em risco todo o planejamento montado para suas operações. “Talvez o maior segredo para os traders seja deixar o lucro crescer e cortar as perdas rapidamente”, diz o analista técnico. Para Góes, o primeiro passo para você evitar essa situação é conhecer a psicologia de mercado e reconhecer esse problema em suas operações, se for o caso, para então conseguir corrigir esse comportamento.

Comece devagar

Você pode até se empolgar com as notícias positivas do mercado e achar que pode começar a operar e acertar uma grande tacada. Isso pode acontecer, mas o mais recomendado é começar a operar aos poucos, aperfeiçoando sua estratégia e trabalhando no controle emocional.

Góes lembra que a maioria das plataformas trazem a função demo, em que é possível simular o mercado sem colocar dinheiro de verdade. “É muito bom para o iniciante trabalhar a parte tática de suas operações”, explica. “Mas, para evoluir e se tornar um vencedor de verdade, é preciso operar na conta real e aprender a lidar com ganhos e perdas”, pondera.

Escolha uma corretora especializada

Você precisa ter uma conta aberta em uma corretora para operar, mas é importante levar em conta o que a corretora pode lhe oferecer. Deve-se levar em conta a qualidade do atendimento, uma equipe de análise com profissionais certificados, sistema de gerenciamento de risco, alavancagem, diversidade de plataformas de trading, aplicativo mobile, estabilidade e custos operacionais. Góes lembra que corretoras especializadas, como a Clear, podem oferecer todos esses serviços e outras vantagens.

Para receber as melhores reportagens para traders toda semana, cadastre seu e-mail no formulário disponível abaixo.