Verde Asset vê economia mais forte, mas otimismo exagerado; de qualquer forma, ainda há oportunidades

Gestora afirma ainda ser possível encontrar boas companhias a valuations razoáveis, capazes de compor capital a taxas atrativas nos próximos anos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório para comentar o desempenho do mês de setembro, a Verde Asset, gestora de Luis Stuhlberger, afirmou que decidiu manter o portfólio bastante alocado em juro real no Brasil, mas também zerou a maior parte dos hedges do portfólio de ações brasileiras.

Isso por que, de acordo com os gestores, o crescimento da economia brasileira continua dando sinais de ter entrado num ritmo mais forte; eles apontam que a confiança do consumidor e do empresariado estão em alta, trazendo de volta algum consumo que vinha reprimido, e também a perspectiva de mais investimentos. “Embora questionemos a sustentabilidade do crescimento no médio prazo, no curto prazo as coisas de fato estão melhores e o cenário político praticamente não importa, pelo menos pelos próximos dois trimestres”, avaliam.

Neste momento, apontam, o fato do governo de Michel Temer ser o mais impopular da da história é irrelevante e a liquidez global dá ao Brasil passe livre para não fazer reformas – por ora.  “Junte-se a isso uma inflação de alimentos em queda livre e o juro deve ir para 7,0%, talvez até abaixo”, afirmam os gestores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Por outro lado, eles alertam: “o mercado, como de praxe, exagera no otimismo, e os múltiplos da maioria das ações já refletem não só melhora de crescimento, mas também forte alavancagem operacional e pricing power por parte das empresas. Muitas delas não conseguirão entregar, e isso ficará claro nos próximos anos”. Contudo, ainda assim, a Verde Asset afirma ser possível encontrar boas companhias a valuations razoáveis, capazes de compor capital a taxas atrativas nos próximos anos. Dentre os setores estão principalmente os financeiros, de energia elétrica, shoppings, consumo discricionário e saúde. 

Em setembro, a Verde Asset teve um desempenho positivo de 0,51%, ante 0,64% do CDI – no acumulado do ano, o ganho é de 5,45% ante 8,05% do CDI. “A Verde em setembro obteve ganhos nas posições de ações, tanto na parte global quanto no Brasil; na posição vendida no Renminbi, na posição de juro real no Brasil, e também na posição tomada em juro real no Reino Unido. As perdas vieram do euro, que viu uma reversão de parte do movimento recente, e nos hedges em pré no Brasil”. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.