Megainvestidor de Wall Street dobra aposta em ações da Petrobras e Vale

Ações da Braskem e da Cosan também tiveram exposição elevada no fundo Renaissance Technologies, que tem como fundador Jim Simons

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Um dos mais famosos investidores de Wall Street está aumenta sua exposição no Brasil. O megainvestidor Jim Simons, fundador da Renaissance Technologies, dobrou a sua aposta na Petrobras (PETR3;PETR4) e na Vale (VALE3;VALE5) no segundo trimestre. A informação é da Coluna do Broad, do jornal O Estado de S. Paulo. 

De acordo com documentos enviados a SEC (Securities and Exchange Commission), equivalente à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) do Brasil, a gestora de US$ 72 bilhões de ativos aumentou a sua participação nos ADRs (American Depositary Receipts) da Petrobras para 19 milhões de papéis, representando um aumento na posição de 94% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2017. Já no caso da Vale, o aumento na posição foi de cerca de 98%, para 13,2 milhões de ações. 

As ações da Braskem (BRKM5) e da Cosan (CSAN3) também tiveram exposição elevada em 13% (3,76 milhões de ações) e 24% (10,18 milhões de ações) respectivamente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A fortuna pessoal de Simons, de 79 anos, é estimada em  US$ 18 bilhões. Simons é referência quando se fala em fundos quantitativos. Ele utiliza softwares avançados para a tomada de decisões, fator que limita a exposição das operações às oscilações emocionais de seu gestor. Entre as modalidades difundidas por seus fundos, destaque para os “high frequency”, modelos que se adaptam em tempo real a qualquer oscilação diária do mercado, propondo uma série de alternativas ao investimento instante por instante. Confira o perfil dele clicando aqui. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.