“Um ano antes das eleições, as pesquisas não dizem basicamente nada”, afirma analista da XP

Pesquisas devem ser observadas com maior atenção a partir de março do ano que vem, afirmou Gustavo Cruz no XP Connection desta quarta; programa também abordou os principais eventos que o mercado deve ficar de olho ainda em 2017

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O ano está chegando ao final, mas engana-se quem pensa que os investidores já estão com os olhos totalmente voltados apenas para 2018. O último trimestre de 2017 reserva importantes eventos no cenário externo, que foram destaques do XP Connection desta quarta-feira (27). 

 Entre os eventos para ficar de olho, atenção para o 19º Congresso Nacional do PCC (Partido Comunista da China) marcado para o próximo dia 18 de outubro, que pode definir o rumo da economia do gigante asiático. Além disso, a possível alta de juros pelo Federal Reserve ainda este ano, a decisão sobre os estímulos do BCE (Banco Central Europeu), os anúncios de reforma de Donald Trump (com atenção para a tributária) e, por fim, a tensão com a Coreia do Norte, devem guiar os mercados nestes últimos meses. Para ver mais detalhes, acompanhe o vídeo acima

Se 2017 ainda tem muitos eventos a serem vistos com atenção, outros investidores estão de olho mesmo nas eleições brasileiras de 2018, com diversos levantamentos recentes sendo acompanhados de perto pelo mercado. Dois deles, divulgados na semana passada (CNT/MDA e DataPoder360), mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o deputado Jair Bolsonaro estão fortes na disputa. Isso não agrada o mercado, por conta das incertezas sobre a agenda econômica de ambos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, o analista da XP, Gustavo Cruz, faz uma comparação (a partir do minuto 24 do vídeo) com eleições passadas para mostrar que tudo pode acontecer. Quando as pesquisas são comparadas um ano antes do pleito com o resultado efetivo das eleições, não há quase nenhuma relação entre o bom desempenho anterior com a eleição para o cargo pleiteado. “Um ano antes das eleições, as pesquisas não dizem basicamente nada. Elas erram bastante e até fazem com que os candidatos levem mais pancada ao longo do tempo à medida que seus nomes aparecem na frente nas pesquisas”. Contudo, o investidor estrangeiro está preocupado e já de olho nos nomes que aparecem na dianteira, principalmente em relação àqueles que possuem uma plataforma antirreformista.  

“As pesquisas de um ano antes dizem muito pouco sobre o que vai acontecer de fato. Depois de março, quando os nomes têm que sair mesmo como pré-candidatos, as pesquisas passam a demonstrar mais a realidade. Antes disso, é muito cedo, é bom para especular, mas não traz um quadro bem apurado”, afirma Cruz.

O programa XP Connection é transmitido ao vivo todas as quartas-feiras das 11h45 às 12h15 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.