Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Os maiores erros para evitar no mercado e 3 passos para montar operações de sucesso

Não acredite em fórmulas mágicas para lucrar com o mercado, mas alguns passos podem te ajudar a aumentar as chances de ganhos

Equipe InfoMoney

Publicidade

Os mercados sobem forte desde o começo de agosto. Nesses quase dois meses, o Ibovespa está marcando alta próxima a 15%, mas mesmo em cenários de alta você ainda pode encontrar e capturar boas oportunidades. Seja qual for a tendência do mercado, o importante é ter uma estratégia muito bem elaborada, para reduzir os riscos e obter o máximo dos seus ganhos. Afinal, é impossível acertar todas as operações – até mesmo os grandes traders sabem disso e estão acostumados a errar.

André Moraes, autor de livros sobre o mundo trader e analista que acompanha o mercado diariamente junto com os investidores nas salas de análise da Clear, conta que o maior erro que você pode cometer é a ansiedade por ganhos elevados logo nas primeiras operações.

Para receber as melhores reportagens para traders toda semana, cadastre seu e-mail no formulário disponível abaixo. 

Curso gratuito

Semana do Trader Sossegado

Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operar no mercado está fortemente relacionado a probabilidades. “Não lidamos com certezas absolutas, independente da escola de análise usada”, lembra André Moraes. É por isso que você precisa prestar atenção em três variáveis em todas as suas operações, conforme conta André Moraes. Veja, abaixo, como aumentar suas chances de sucesso nos trades:

Ponto de entrada: você já se decidiu pela compra de uma determinada ação, mas agora está em dúvida qual é o melhor momento para efetivamente entrar nesse papel? Para ajudar nessa análise existem diferentes modos. A escola preferida dos traders é a análise técnica, baseando-se em padrões gráficos históricos para determinar o ponto de entrada mais adequado, mas também existem outras escolas de análise, como o Tape Reading, em que o objetivo é se antecipar ao movimento com base na leitura de mercado dos grandes investidores.

O importante é encontrar o modelo e o tipo de análise mais adequada ao seu estilo. Para qualquer método ou variáveis escolhidas em suas análises para a tomada de decisão, é sempre fundamental que você tenha um embasamento que fundamente o ponto de entrada na ação, aumentando as chances de capturar as melhores oportunidades.

Trava de segurança: conhecido o ponto de entrada, agora é preciso saber a hora de parar. “Quando eu posso sair da operação se o que eu analisei como o cenário mais provável de fato acontecer?” Esse é conhecido como “stop”, e deve ser usado tanto no cenário previsto para ganhos (“stop gain”), quanto para o cenário previsto para perdas (“stop loss”). É importante, também, acompanhar a operação para entender se é preciso ajustar esses pontos por conta de mudanças no cenário analisado.

Dessa maneira, a ferramenta funciona como uma trava de segurança para qualquer um dos cenários. “Sem aprender a colocar stop nas operações, não há nenhuma chance de sobreviver no longo prazo”, alerta André Moraes. O maior erro que você pode cometer? Retirar o stop loss no meio de uma operação errada, torcendo para que o ativo se recupere em algum momento. Provavelmente isso somente fará com que você perca mais dinheiro, precisando acertar ainda mais nas próximas operações para ter um bom resultado.

André Moraes lembra que você sempre deve respeitar suas próprias estratégias. Essa dica também vale para quando a ação está em alta, ou seja, você deve embolsar os lucros somente na hora certa, para não comprometer o resultado da operação como um todo. “O trader precisa aprender a ganhar. Deixar a operação fluir até o final é difícil, mas é necessário.”.

Admitindo o erro: todo trader vai errar – e isso significa que você também vai errar –, mas é importante que você saiba lidar com essa situação. “Em geral, um bom trader tem de 65% a 70% de acertos, é muito difícil ter um acerto maior”, explica André Moraes.

Para o especialista, o melhor a fazer nesse caso é evitar pensar em operações isoladas. Perdeu dinheiro em uma operação? Não tem problema, a próxima pode ser um grande acerto. O importante é seguir a estratégia definida e ao final de uma centena de operações obter o lucro que você se planejou, sempre potencializando os ganhos nas operações boas e minimizando os erros nas operações ruins. Mas, se depois de uma série de operações o seu resultado continuar ruim, talvez seja a hora de rever a estratégia.

Pensar na estratégia em vez de operações isoladas exige um bom equilíbrio emocional. Por isso, a sugestão de André Moraes, se você ainda for um iniciante no assunto, é começar a treinar com contas demo, onde é possível treinar as operações em tempo real e sem dinheiro para aprimorar suas estratégias, e somente depois entrar no mercado com minicontratos com margem pequena ou em ações com quantias baixas, apenas para testar o emocional. “Só depois de aprender a perder e a ganhar e ter uma estratégia bem definida é que recomendamos entrar com capital maior”, diz.