Festa do Ibovespa: quem já entrou não sai, mas quem está fora não entra; o que fazer?

Rali da bolsa veio de forma rápida e para investidor que ainda não entrou, cenário agora pede por paciência

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Emocional é uma parte bastante importante do aprendizado de um investidor, e saber a hora de entrar ou de sair não é qualquer um que consegue acertar. E o que se vê hoje na B3 é exatamente um teste emocional, com o Ibovespa chegando próximo de sua máxima histórica, mas quem já entrou não quer sair agora, enquanto quem não aproveitou este rali não sabe se vale a pena entrar agora.

Todos sabem que “a mão chega a coçar” para realizar estes lucros ou para tentar “surfar” neste rali da bolsa, mas é preciso ser cuidadoso. Na terça-feira (22), primeira forte alta do mercado após o anúncio da privatização da Eletrobras, analistas já alertavam que quem não havia entrado antes iria precisar aguardar uma correção. Mas desde então o Ibovespa só subiu.

No fechamento do mercado desta quinta-feira (24), o analista técnico Rafael Ribeiro, do InfoMoney, comentou este cenário. Para quem ainda não entrou no mercado, mais do que nunca é hora de esperar. Uma boa oportunidade seria se índice voltar para níveis próximos ao de terça, em 68.650 pontos. Como o mercado costuma andar em zigue-zague, o mercado primeiro irá realizar antes de dar mais uma arrancada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Este patamar, inclusive, coincide com a última resistência rompida pelo Ibovespa, que é também o fechamento do índice em 16 de maio, antes do estouro da crise política. Para quem estiver procurando uma oportunidade de curto prazo, o retorno do benchmark da bolsa para os 69.500 pode ser um bom ponto de entrada.

A bolsa ganhou força a partir da terça-feira após o governo anunciar a privatização da Eletrobras, o que fez a ação da companhia disparar 50% e puxar estatais e elétricas. Na quarta foi a vez de um pacote com 57 novas privatizações. Tudo isso enquanto a Câmara aprovava a criação da TLP, fatores que levaram o índice ao patamar atual de 71.161 pontos.

Confira as análises do fechamento do mercado nesta quinta:

Continua depois da publicidade

https://dailymotion.com/video/x5y2h31?autoplay=true&ui-logo=false&sharing-enable=false&ui-start_screen_info=true

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.