Macri vence rival Kirchner em eleição primária – e mercado comemora na Argentina

Bolsa da Argentina sobe mais de 3%, enquanto peso também se valoriza após vitória do presidente argentino nas eleições primárias do país

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Argentina, Mauricio Macri, saiu vitorioso após os resultados das primárias legislativas terem sido anunciados na noite de domingo (13). Os candidatos da coalizão “Cambiemos” tiveram um bom resultado e mostraram que são a principal força política do país. Com isso, os mercados comemoram por lá, com as ações “aliviadas” depois do resultado melhor do que o esperado para os candidatos da situação. 

Além das primárias serem uma espécie de “pesquisa” para as próximas eleições legislativas do dia 22 de outubro na Argentina, o domingo eleitoral representou uma passagem política considerada chave, não apenas para o “macrismo” como também para o chamado “peronismo”, conforme destacou a Agência Ansa. A ex-presidente Cristina Kirchner, que luta para ser eleita senadora por Buenos Aires, a maior província, e com 95,68% dos votos já analisados, o representante do Cambiemos, o ex-ministro da Educação Esteban Bullrich, estão fazendo uma disputa voto a voto. Até agora, o ex-ministro tem 34,19% dos votos contra 34,11% de Kirchner, desafiando as expectativas de uma vitória fácil para a peronista. 

Desta forma, o índice de ações argentino Merval registrava alta de 3,37% às 15h42 (horário de Brasília), enquanto o peso argentino, que já caiu 10% ante o dólar desde que Cristina Kirchner anunciou a sua candidatura em junho, recuperou um pouco das quedas ao subir 3,4%, a 17,11 por dólar. O desempenho é o maior em um dia em 17 meses e coloca o peso em seu nível mais forte em quase um mês.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Claro, há um longo caminho até a votação final de outubro, mas o presidente Macri agora parece estar em uma boa posição. E uma melhoria contínua nas condições econômicas deve ajudar o partido no poder a manter seu atual nível de apoio nos próximos meses “, aponta a Capital Economics.  Caso a vitória for repetida na eleição de 22 de outubro, o Cambiemos se colocará como principal força política do país – terá maioria na Câmara dos Deputados e aumentará seu tamanho no Senado.

A consultoria Ashmore aponta ainda que as pesquisas mostravam um forte desempenho de Cristina Kirchner, o que não aconteceu. “Uma demonstração de força de Cristina Kirchner teria pavimentado o caminho para o seu renascimento político, o que teria sido um desastre para o país. As eleições primárias também são um importante indicador da popularidade do governo. O resultado das eleições de médio prazo agendadas para 22 de outubro de 2017 podem afetar a capacidade do governo de implementar reformas na Argentina nos próximos dois anos”, destacaram a Ashmore.  Porém, vale destacar que, apesar da vitória de Macri, Kirchner mostra que ainda tem força – o que será monitorado pelos mercados. 

(Agência Ansa) 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.