Analista estrela deixa a Empiricus e vai para principal concorrente

Carlos Herrera, analista responsável por dois dos principais produtos da Empiricus, é o novo reforço da Eleven Financial, que aumenta seu time de olho na retomada dos IPOs e a evolução do número de investidores na bolsa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Quando começou a operar, em meados de 2015, a casa de research Eleven Financial foi muito questionada em relação ao “timing” de lançamento da empresa, dado o péssimo momento da economia brasileira e, por consequência, das ações negociadas na B3.

Dois anos se passaram e a empresa de análise independente, além de mostrar números consistentes em sua trajetória (triplicou de tamanho em 2016), comemora o início do seu terceiro ano de vida com um reforço de peso: a contratação de Carlos Herrera, um dos analistas “estrelas” da concorrente Empiricus, com mais de 8 anos de experiência internacional na análise financeira e valuation.

Na Eleven, hoje a principal concorrente da Empirircus em faturamento, Herrera vai trabalhar lado a lado com o sócio-fundador e estrategista-chefe da empresa, Adeodato Volpi Netto, na elaboração de todos os produtos ligados à renda variável. No currículo, ele conta ainda com passagens pelo UBS e Barclays, no Brasil, além de BTG Pactual e Santander, no Chile. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na Empiricus, Herrera assinava dois dos principais produtos da casa: a carteira “Vacas Leiteiras”, voltada para ações de dividendos, que rendeu 95% nos quase dois anos em que esteve no comando (de agosto de 2015 até julho deste ano), cerca de 60 pontos percentuais acima da indústria de fundos de dividendos e do Ibovespa no período; e a carteira “Insider”, que olhava para aquelas ações encrencadas da Bolsa – empresas em situações especiais, mas que poderiam reservar grande potencial de valorização. Nesse portfólio, ele conseguiu ganhos de 195% de dezembro de 2015 até o mês passado, ou 143 pontos percentuais acima do Ibovespa. 

A contratação faz parte da estratégia de expansão da Eleven, que visa aproveitar a retomada do mercado de IPOs (Initial Public Offering) e a evolução do número de pessoas físicas na Bolsa – que, embora ainda tímida, mostrou aumento de 5% nos primeiros seis meses do ano (frente alta de 1,2% em todo o ano de 2016). A meta? Expansão de dois dígitos altos para 2017. 

Para o próximo ciclo de crescimento, a empresa, que desde seu lançamento atende a clientes institucionais, tem como foco principal o investidor pessoa física – que ajudou a catapultar os números da sua concorrente Empiricus e que reflete agora na expansão da Eleven. Um dos exemplos disso é o produto de renda variável, que funciona como um guia dos primeiros passos para investir em ações e que foi o que mais cresceu no último trimestre, diz Adeodato. 

Continua depois da publicidade

De olho nesse investidor, desde julho de 2017, a Eleven passou a desenvolver dois produtos exclusivos para a plataforma da XP Investimentos, focados em “swing trade” e operações de curto prazo. E agora, com a contratação de Herrera, dá outro passo nessa direção.

Embora não antecipe quais novidades em termos de produtos estão por vir, a empresa dá brechas de que não devem demorar a aparecer no mercado. “Marcando as comemorações do ano 3, o mês de agosto ainda reserva boas surpresas para os clientes, o mercado e para quem caminha ao nosso lado”, diz Adeodato.