Há uma bolha prestes a estourar no mercado americano (e ela está onde poucos imaginam), diz Greenspan

Em entrevista à Bloomberg, ex-presidente do Federal Reserve diz que atual patamar das taxas de juros reais de longo prazo é insustentável, e alerta para uma forte queda nos preços dos bonds

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os pessimistas de plantão deveriam se preocupar não com o desempenho do mercado acionário norte-americano, mas com um iminente movimento nos preços dos títulos públicos. Essa é a avaliação de Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, a autoridade monetária dos Estados Unidos. Para ele, é nos bonds que está a real bolha, e, quando ela estourar, causará problemas a todos.

“Em alguma medida, as taxas de juros reais de longo prazo estão muito baixas e, portanto, insustentáveis”, diagnosticou Greenspan em entrevista à Bloomberg. “Quando eles se moverem para cima, o movimento deverá ser razoavelmente rápido. Estamos esperando uma bolha, mas não nos preços das ações, mas nos preços dos bonds“, explicou.

No mercado de juros, a relação entre yield e preços é inversamente proporcional: quando um sobe, o outro cai. Com as taxas nas mínimas, as expectativas são de que os papéis sofram uma desvalorização no preço. Quando mais longos, mais sensíveis eles podem ser às variações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O verdadeiro problema é que, quando a bolha do mercado de títulos públicos entra em colapso, as taxas de juros de longo prazo vão subir”, observou o ex-chairman do Fed. “Estamos entrando em uma fase diferente da economia — em uma estagflação não vista desde a década de 1970. Isso não é bom para os preços dos ativos”.

Levando-se em consideração o modelo de Greenspan, a diferença entre o yield do S&P500 (4,7%) e dos títulos americanos de 10 anos (0,47%) é 21% mais elevada do que a média dos últimos 20 anos. O ex-presidente do Fed sustenta que, se os juros começarem a subir de forma célere, o mercado poderá abandonar o mercado acionário mais rapidamente.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.