Se a bolsa cair 25% e o ouro disparar 50% não será uma surpresa, diz Ron Paul

"Eu acho que é um mercado muito precário, e é melhor o Fed ter muito cuidado", afirmou o ex-congressista republicano

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – As projeções catastróficas para o mercado continuam surgindo e desta vez foi o ex-congressista republicano Ron Paul quem falou sobre uma virada do mercado nos Estados Unidos diante do forte rali atual. Em entrevista para a CNBC, ele afirmou que a economia não está tão forte como especialistas de Wall Street acreditam, e a situação pode ficar feia até outubro.

“Se nossos mercados caírem 25% e o ouro subir 50% [até outubro], não seria um choque total para mim”, disse. Paul, que é bastante conhecido por suas visões pessimistas, criticou fortemente a administração de Trump. Ele também tem acusado o Federal Reserve de manter as taxas de juros historicamente baixas por tempo demais.

Recentemente o Fed realizou duas altas de juros e se encaminha para subir mais uma vez as taxas – apesar do mercado ainda não acreditar que seja possível. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Eu acho que é um mercado muito precário, e é melhor o Fed ter muito cuidado. Como eles são incapazes de saber o que fazer, não espero algo muito bom de qualquer coisa que eles fizerem”, disse Paul. “Há tantos erros cometidos que a correção é quase ilimitada”.

Há cerca de um ano, o republicano fez previsões parecidas sobre uma queda do mercado. Desde então, o S&P 500 já subiu 21% e o Dow Jones avançou 24%, quebrando vários recordes.

No entanto, Paul segue afirmando que o rali já passou do tempo. “As pessoas estão convencidas de que tudo é maravilhoso agora e que as ações vão subir para sempre”, disse. “Eu não costumo comprar isso. As regras antigas sempre existem, e há muita dívida e muito mal-investimento. O ajuste terá que vir”, completou.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.