Ibovespa pode recuar 7% caso Reforma da Previdência seja aprovada parcialmente, revelam analistas do Citi

No cenário mais pessimista, banco norte-americano prevê queda de 24% para o principal índice de ações da bolsa

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – De olho no andamento da crise política brasileira, os analistas do Citigroup atualizaram na última quarta-feira (28) suas projeções para o Ibovespa e desenvolveram quatro cenários possíveis com base na aprovação (ou não) da Reforma da Previdência.

Para o time de análise do banco norte-americano, o avanço da Reforma da Previdência está comprometido, uma vez que Michel Temer corre o risco de não terminar o seu mandato em vista dos seguidos escândalos de corrupção. Por conta disso, os analistas acreditam que Temer, ou quem venha assumir, não terá tempo para resolver a situação fiscal.

Em vista dos inúmeros empecilhos, a equipe do Citigroup trabalha com o cenário-base (46% de chance de conclusão) de aprovação parcial da Reforma da Previdência e projetam preço-alvo de 57.400 pontos para Ibovespa em 12 meses, o que representa um downside (potencial de queda)  de 7,45% frente o fechamento da última quarta-feira (28).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com 31%, o segundo cenário mais provável traçado pelo time é de que a Reforma da Previdência seja postergada e aprovada mais para frente em Plenário. Colocando isso no modelo, os analistas preveem o Ibovespa em 61.000 pontos, ou seja, potencial de queda de 1,64% diante do último fechamento.

Nos últimos dois cenários, que são os mais extremos, o time do banco dos EUA acredita que há 20% de chance das reformas serem rejeitadas e apenas 3% que esse impasse seja resolvido no curto prazo. Concretizada a primeira alternativa, o preço-alvo para o Ibovespa seria de 47.300 pontos (potencial de queda de 23,73%), enquanto, se tudo der certo o mais rápido possível, poderemos ver o principal índice da B3 testando os 75.000 pontos, o que representa um potencial de valorização de 20,93% frente o fechamento da última quarta-feira.