Posse de presidente do Cade retoma otimismo da Kroton com julgamento de fusão, diz fonte

Segundo a fonte, a Kroton teria sondado a Estácio sobre pedir que o julgamento do acordo fosse adiado mas a ideia foi abandonada

Reuters

Publicidade

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) – A posse de Alexandre Barreto de Souza no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fez a Kroton a mudar de estratégia para tentar obter o aval do órgão à fusão com a Estácio Participações anunciada no ano passado, disse à Reuters uma pessoa com conhecimento direto das negociações.

Segundo a fonte, a Kroton teria sondado a Estácio sobre pedir que o julgamento do acordo fosse adiado mas a ideia foi abandonada após anúncio da posse de Barreto na véspera.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A entrada do Barreto reacendeu a esperança de sair esse acordo por causa do perfil técnico dele”, disse a fonte, na condição de anonimato.

Outro conselheiro nomeado para compor o colegiado do Cade, Maurício Oscar Bandeira Maia, ainda não tomou posse. Mas ele pode decidir assumir o cargo até 30 dias após a nomeação.

Segundo a fonte, a expectativa das empresas é de que Maia assuma o posto antes do dia 28, elevando a chance de mudança no placar de votação, que parecia inclinado a reprovar a fusão.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, a Reuters publicou que a falta de consenso entre os membros do Cade sobre os remédios para fusão entre as empresas criava entraves à liberação do acordo e que a Kroton já estaria preparando os acionistas para uma resposta negativa, de acordo com duas fontes próximas às negociações.

Não havia nesta sexta-feira nenhum pedido formal no Cade para adiar o julgamento, que está marcado para 28 de junho.

A compra da Estácio pela Kroton por 5,5 bilhões de reais foi aprovada por acionistas das companhias em agosto de 2016 e enviada ao Cade no fim do mesmo mês.

A autarquia tem até 27 de julho para proferir uma decisão sobre o negócio. Se houver pedido de vista na sessão do dia 28, o Cade terá que convocar uma sessão extraordinária durante o recesso de julho para encerrar o julgamento.

Às 14h38, a ação da Kroton subia 1,2 por cento, enquanto a da Estácio avançava 1,25 por cento.

 

(Com reportagem adicional de Leonardo Goy)