As 10 melhores frases para entender o método de investimento de Luiz Barsi

Megainvestidor da bolsa brasileira será um dos palestrantes da Expert 2017, evento promovido pela XP Investimentos que acontecerá entre os dias 22 e 24 de junho; veja como participar

Rafael de Souza

Publicidade

SÃO PAULO – Se você é investidor de ações, certamente acompanhou a entrevista especial de 63 minutos que realizamos com Luiz Barsi, um dos maiores investidores da história da bolsa brasileira (não viu? O link está aqui). O megainvestidor fez história na bolsa com uma estratégia que ele chama de “Carteira de Previdência”, que basicamente consiste em comprar a um bom preço as ações de empresas com bons fundamentos e com potencial para pagar gordos dividendos.

Para entender este método, separamos as 10 principais frases ditas por Barsi durante a entrevista concedida ao InfoMoney e que resumem bem o seu método. 

Antes das 10 frases, uma dica aos que querem conhecer Luiz Barsi pessoalmente: no dia 22 de junho (quinta-feira) às 17h00 ele fará uma palestra na “Expert 2017, evento promovido pela XP Investimentos que reunirá ainda nomes como Armínio Fraga, Luiz Stuhlberger e Zeina Latif. Para adquirir o ingresso do evento, acesse o site: www.expertxp.com.br/expertclientday

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As 10 principais frases de Luiz Barsi:

1) “Disciplina e paciência são dois fatores fundamentais ao investir” 
Essas duas características vão evitar que o investidor não se iluda em obter retornos instantâneos em bolsa – algo que Luiz Barsi não acredite nem estimula

2) “Nunca direcione para o mercado de ações aquele dinheiro que você usaria para uma necessidade qualquer”
Os investimentos devem ser maturados e, por isso, não possuem um prazo determinado para entregar resultado. Então, colocar recursos com “prazo de validade” vai contra esta regra.

Continua depois da publicidade

3) “Nunca compre uma dica”
O grande problema de aceitar qualquer recomendação de ação ao invés de estudar determinada empresa é não saber o que fazer quando esta ação vai contra a tendência esperada de valorização – quando sabemos por que compramos um papel, podemos avaliar se durante um momento de queda é hora de vendê-lo ou é hora para comprar ainda mais.

4) “Sempre compre papéis com bons fundamentos”
Parece uma lição óbvia, mas ela é fundamental para ter sucesso no longo prazo, principalmente pelos “cantos da sereia” com empresas que prometem valorizações explosivas em um curto espaço de tempo.

5) “Nunca venda ações por necessidade”
Essa lembra um pouco a 2ª frase da lista, mas com um detalhe especial: Barsi conta casos de amigos que, após terem muito sucesso no mercado, elevaram o padrão de vida, o que passou a exigir um melhor resultado na bolsa para mantê-lo. A partir daí, em momentos de recuo da bolsa, ao invés destes investidores comprarem mais ações e aproveitar a queda, tiveram que vender para manter o padrão.

6) “Não faça nada por impulso”
Esse é o princípio básico para desde não cair na armadilha das dicas, como não gastar desnecessariamente em sua vida pessoal. Todo investimento em ações precisa ser friamente analisado.

7) “O mercado sempre será receptivo para quem der início a um programa previdenciário”
Ao investidor de longo prazo, que busca formar uma carteira com ações que te compensarão no futuro via dividendos, o mercado sempre te dará oportunidades – principalmente nos momentos de crise

8) “O fator mais importante de tudo é incorporar uma filosofia de investimento”
Seguir a estratégia do Barsi é um ótimo caminho para montar uma carteira de investimentos no longo prazo. Só que, mais do que isso, criar uma estratégia própria que respeite suas características e peculiaridades é o essencial.

9) “Seja parceiro de grandes projetos e não dono de pequenos negócios” 
Barsi gosta de usar essa frase ao elogiar a “democracia” que a bolsa de valores nos propicia. Um exemplo que ele gosta de usar é, ao invés de abrir um pequeno posto de gasolina que te dará dores de cabeça com contratação de funcionários e questões tributárias, compre ações da Ultrapar (UGPA3), que é a dona da Ipiranga, a maior rede de postos de combustíveis do Brasil. O seu trabalho como “sócio” será bem menor e o resultado pode ser até melhor.

10) “O princípio não é você examinar o crescimento do patrimônio, mas sim examinar o crescimento do resultado que a empresa distribui”
Valorização das ações é um ótimo estímulo para investir no mercado de capitais, só que a distribuição de dividendos aos acionistas é fator-chave para que a Carteira Previdenciária seja sustentável no longo prazo.