“Circuit breaker” gera distorções na bolsa e abre oportunidades em 10 ações

Para encontrar as ações, o banco foi atrás daquelas que ficaram "baratas" em meio à reviravolta do mercado e aquelas que ainda têm espaço para ganhar com a alta do dólar

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A recente reviravolta do mercado com a “delação bomba” de Joesley Batista, dono da JBS, que provocou uma queda de 8,8% do Ibovespa em um único dia (18/05), gerou algumas distorções na bolsa e abriu oportunidades em algumas ações, alertaram os analistas do Santander em relatório desta segunda-feira (29).

Ao todo, os analistas do banco destacaram 10 ações entre aquelas que ficaram “baratas” em meio à reviravolta do mercado e aquelas que ainda têm espaço para ganhar com a escalada do dólar frente ao real. A expectativa do banco é que o dólar encerre o ano a R$ 3,50. 

A análise foi dividida em 3 tópicos: os setores mais descontados; as ações mais descontadas e que têm as piores performances no ano; e aquelas que ganham com a alta do dólar. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja abaixo:

1) Setores mais descontados

Segundo eles, do ponto de vista dos setores, 4 dos 12 setores listados na bolsa estão negociando com desconto em relação à media histórica. O múltiplo analisado foi o P/L (Preço por Lucro). São eles: mineração, saneamento básico, agronegócio e educação.

Dentro desses setores, os analistas comentaram que veem com bons olhos 3 ações: São Martinho (SMTO3), Cosan (CSAN3) e Sabesp (SBSP3) – todas com recomendação “overweight” (exposição acima da média) pelo Santander.    

2) As ações mais descontadas + os piores desempenhos da bolsa
Olhando as ações mais descontadas – também usando como múltiplo o P/L estimado de 12 meses -, os analistas comentaram que gostam de Lojas Americanas (LAME4), incluída no portfólio “LatAm All Star” na semana passada, e Energisa (ENGI11), que é uma entre as 6 “top picks” do banco para o Brasil.  

Já olhando pelo lado da performance no ano, os analistas comentam que foram atrás dos 15 piores desempenhos na bolsa para buscar oportunidades em ações com bons fundamentos mas que podem estar atrasadas em comparação com seus pares. Nesse cenário, eles destacaram as ações da Mahle Metal Leve (LEVE3) e Klabin (KLBN11) – ambas seguem no portfólio do banco. Eles também citaram a BRF (BRFS3), que não está no portfólio mas é a “top pick” do setor. 

3) As ações que ganham com o dólar
Entre as ações que ganham com o dólar – lembrando que a moeda subiu 3,9% do dia 17 de maio até hoje -, eles comentaram que gostam de Suzano (SUZB5) e Iochpe-Maxion (MYPK3).  A expectativa do banco é que o dólar encerre o ano a R$ 3,50. 

Nesse mesmo tópico, eles abordaram também os papéis que perdem com a alta do dólar e citaram a Gol (GOLL4) entre os destaques negativos, vendo espaço adicional para queda. No ano, a ação acumula alta de 70%, mas registra do dia 17 de maio para cá queda de mais de 18%.