China: inflação ao produtor sobe 6,4% em abril e fica abaixo do esperado

Índice marca a segunda desaceleração consecutiva; índice de preço ao consumidor avança 1,2% na base anual

Reuters

(Shutterstock)

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – A inflação dos preços ao produtor na China desacelerou pelo segundo mês seguido em abril uma vez que o minério de ferro e o carvão caíram mais, pressionados por temores de que a demanda doméstica não será forte o suficiente para absorver a oferta de aço.

O índice de preços ao produtor avançou 6,4 por cento ante o ano anterior, contra expectativa de economistas de uma alta de 6,9 por cento e desacelerando contra a alta de 7,6 por cento de um mês antes.

Em março, o índice de preços ao produtor da China havia desacelerado pela primeira vez em sete meses com a queda do minério de ferro e do carvão, após subirem com força diante do boom da construção que garantiu o crescimento econômico mais forte da China desde 2015.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o índice de preços ao consumidor chinês avançou 1,2 por cento sobre o ano anterior, contra 0,9 por cento em março e acima da expectativa de analistas, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Estatísticas.

Analistas consultados pela Reuters projetavam que a inflação ao consumidor chegaria a 1,1 por cento, mas permanecendo dentro da zona de conforto do banco central, dando a ele espaço para continuar com um ritmo gradual de aperto da política monetária sem afetar o crescimento econômico.

Tópicos relacionados